domingo, junho 24, 2012

LETÍCIA APRESENTA TRABALHO NO IED - MILÃO

 Letícia foi para a Itália há 3 anos.

Decidiu estudar design gráfico em Milão.

O começo foi difícil - ficou três meses num flat, sugestão de nosso amigo Guilherme Kfouri que foi antes dela e nos deu muitas dicas.

Depois, com a ajuda de nosso amigo Cucuta - um italiano meio brasileiro, amigo de amigos nossos - encontramos um lindo apartamento numa região nobre de Milão, de fácil acesso ao IED, ao Duomo e aos melhores lugares de Milão.

Letícia montou o apto, mobiliou todo, escolheu, comprou e montou os móveis e cuidou de cada detalhe. Ficou lindo ! Muitas vezes mostrei fotos do apto aqui, orgulhosa que sou de nossa casa italiana.

No início foi difícil, mesmo com todas as facilidades - morar só num país estranho aos 20 anos de idade não é para qualquer um.

Mas, Letícia venceu! Estudou, se dedicou, viajou, desbravou a Itália e muitos lugares na Europa. Terminou com sucesso seu trabalho de curso. Uma importante etapa da sua vida tem uma conclusão brilhante.

É um orgulho muito grande ver seu trabalho final. Fiquei muito feliz com os agradecimentos e emocionada com a dedicatória .

PARABÉNS LETÍCIA !!!!!!!!!!!!!!!

sexta-feira, junho 22, 2012

JAZZ COM PAUL McCARTNEY


Um grande amigo trouxe este CD de New York: Kisses on the bottom - com Paul McCartney.
É delicioso !
Veja algumas faixas que selecionei:





sexta-feira, junho 15, 2012

ARTE EM PAPEL

A  cada tira de papel enrolada, um pedacinho de arte.
A cada dobra de papel, um novo desafio.
E a cada projeto finalizado ... um novo aprendizado.

Desde 2010 a terapia ocupacional tem utilizado as técnicas de Arte em Papel no processo de reabilitação dos pacientes da ABDIM - Associação Brasileira de Distrofia Muscular - criada por Mayana Zatz - um centro de reabilitação especializado no atendimento aos afetados pelas distrofias musculares. Sua atuação visa ampliar a expectativa de vida dos afetados e promover sua inserção social.




Os trabalhos estimulam exercícios finos das mãos que muitas vezes podem ser os únicos movimentos preservados do paciente. A arte  abre uma nova perspectiva para esses pacientes e muitos descobrem uma nova aptidão, uma sensibilidade que lhes era desconhecida  - se descobrem artistas.

Muitos desses pacientes são também atendidos na Clínica de Psicanálise do Centro de Estudos do Genoma Humano da USP, dirigida por Jorge Forbes.

Estive presente na abertura da exposição ARTE EM PAPEL, no Memorial da Inclusão - do Memorial da América Latina - e fiquei encantada com o que vi.

Eis aqui uma amostra dos trabalhos apresentados e alguns dos seus artistas:

 


 

  


Até hoje - 15 de junho de 2012 - NÃO PERCA !!!

quarta-feira, junho 13, 2012

UM DIA ESPECIAL


Levantei cedinho, fui buscar os arquitetos Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Colonelli e rumamos para a Serra da Mantiqueira, à beira da Pedra do Baú.
Paulo, sempre muito espirituoso, contava casos pitorescos, histórias vividas por ele, de sua mocidade, de sua experiência como arquiteto, uma viagem deliciosa como só alguém com a cultura e vivência dele pode ter.  Foi uma viagem maravilhosa !

A história dessa amizade é ligada a um sonho de ter uma casa arquitetada por Paulo Mendes da Rocha e da resposta dele - foi um amor à primeira vista! Há 6 anos Paulo se aventurou pelas terras, estudou o terreno, caminhou um dia inteiro por lá e escolheu o local onde ergueria minha casa. Primeiro me apresentou um projeto ousado e aos poucos chegamos ao atual, agora em implantação. Hoje seria uma das visitas para vistoriar a obra e acertar os desvios da rota. É uma alegria participar dessa experiência arquitetural com Paulo e seu ex-aluno e companheiro Eduardo Colonelli.



 

Os engenheiros Lívio e Fernando Sampaio.  responsáveis pela obra, e Eduardo Della Manna, administrador da obra, discutiram alguns pontos com os arquitetos - no fundo, esse dia é uma alegria para todos.
Depois da visita técnica, um almoço com trutas da região, viradinho de pinhão do sítio e verduras e legumes da horta - na casinha debaixo (também projetada pelos arquitetos). Um luxo !!!!
Um dia muito especial !!!!

sábado, junho 02, 2012

INCONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE - RESENHA NO ESTADÃO DE HOJE



O Estado de S. Paulo de hoje publica uma resenha crítica do livro de Jorge Forbes – Inconsciente e Responsabilidade – escrita pela Professora Leda Tenório da Motta.


Algumas frases desse artigo:

- Se tudo isso estiver certo, Inconsciente e Responsabilidade - Uma Psicanálise para o Século XXI, de Jorge Forbes, tem chances de ser o balanço de Lacan e a interrogação de seus préstimos a 100 anos de distância de Freud que pretende ser.

- Aqui, à verve se responde com a verve, numa contra-assinatura autoral digna da tarefa pretendida. E a melhor prova disso é certa nomenclatura principal do livro - o homem "desbussolado", o mundo “desbussolado”.

- Refere-se a essa situação não mais "pai-orientada" todo o esforço do autor no sentido de repensar o papel tanto dos que se arvoram em exercer a velha arte da cura pela palavra quanto dos que pela palavra buscam se libertar.

- Mas tampouco é estranha à liberdade de movimento de Forbes a palavra "responsabilidade", menos enfatuada que "ética" e "moral", que se costuma acionar em incursões deste tipo, menos culpabilizante e melhor administradora da angústia que toda chamada à moralidade desencadeia em quem é chamado.

- Nesta outra circunstância, o sujeito diz seu caos, como um poeta de si mesmo. Sem emprestar-lhe nenhuma acepção prazerosa tola, esse dizer desamparado e impositivo é o que Lacan chamou o "gozo".

- Seja seu anticatastrofismo, que, indisposto contra o lugar-comum da visão do "pandemônio", troca a recusa do presente pela suposição de que as pessoas não estão assim tão desorientadas como querem fazer crer as novas religiões, os recrudescimentos do conservadorismo e as psiquiatrias medicamentosas.

- E é bom ressaltar que é desse mesmo espírito dissidente que Forbes participa, quando reencaminha o gozo da palavra cravada como saída para nós sujeitos atuais, na contramão da vigilância do Grande Pai ideológico que, por aqui, segue reputando imorais os excessos do sujeito e da palavra.

Clique aqui para ler o artigo na íntegra.