Dia dois de fevereiro - dia de festa no mar.
Eu quero ser o primeiro a saudar Yemanjá !
Como na música - levantei de madrugada e às 5;30h da manhã já estava em frente à casa de Yemanjá, no Rio Vermelho - Salvador, Bahia.
Muita gente, oferendas, grupos de candomblé fazendo seus rituais, cantando, dançando - uma festa para a rainha das águas.
Eu trouxe minhas oferendas - rosas (branca, amarela e vermelha) e saudei Yemanjá. Agradeci e pedi suas bênçãos. Que 2012 seja um ano de fartura - no amor, nas finanças, nos projetos !
Ao meio-dia fomos à feijoada de Dange, uma tradição da festa de Yemanjá, no Rio Vermelho, em sua bela casa em frente á casa de Yemanjá.
A festa de Dange é muito alegre - música, feijoada e muita animação. São convidados amigos, músicos e artistas regionais - uma festa típica baiana!
Na rua o carnaval corre solto - Olodum e o Camarote andante de Carlinhos Brown vieram prestigiar a festa.
Tadeu, filho de Dange e marido de Nancy (filha de Leila, que me convidou) é produtor do grupo de samba chula São Braz (uma pequena vila de pescadores de Sto Amaro da Purificação) - samba de raiz do recôncavo baiano - que nesse dia vieram participar e se apresentar na festa. Todos viajaram depois do show para uma temporada na Europa: Londres, Paris, Toulouse e Marselha. É um ritmo tocante - ninguém consegue ouvir sem dançar. Uma descoberta desta temporada!
Nancy e o Grupo Radiola fizeram o show final da festa e para terminar juntaram os sons dos dois grupos - foi maravilhoso !
Veja aqui uma apresentação do samba chula são braz:Salve Yemanjá !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário