sexta-feira, outubro 31, 2008
quarta-feira, outubro 29, 2008
quinta-feira, outubro 23, 2008
O CASO ELOÁ
A síntese do caso, apresentada no programa OPINIÃO NACIONAL, da TV Cultura:
O trágico desfecho do sequestro da jovem Eloá Cristina tem mobilizado a opinião pública. Durante mais de cem horas Lindemberg manteve a ex-namorada e a amiga reféns em um apartamento na periferia de Santo André, na Grande São Paulo. Por fim, Lindemberg baleoou as duas reféns e Eloá morreu. A história deixou uma dúvida no ar: poderia ter sido diferente?
O Programa OPINIÃO NACIONAL, da TV Cultura, desta quinta-feira, debateu o caso Eloá, a atuação da polícia e da mídia, com a participação de 4 convidados:
Cel. José Vicente da Silva Filho - especialista em segurança, ex-secretário nacional de segurança; Rodrigo Rodrigues Pimentel - ex-capitão do BOPE; Cel. Luiz Carlos dos Santos - Presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Jorge Forbes - psicanalista. A coordenação, de Alexandre Machado.
As ações do GATE foram defendidas e explicadas pelos seus pares. Foi um programa com bom nível de discussões, não para culpar os policiais que comandaram a operação, mas para analisar e pensar.
Houve ou não tiro antes da invasão do cativeiro?
Não importa, há um momento em que o processo tem que ser rompido e é sempre um momento de muito risco - é consenso de todos. Não é o único elemento decisivo de uma quebra da conversa, disse Jorge Forbes.
Houve um consenso também quanto a questão do assédio da mídia. Pode cooperar para o sucesso ou fracasso de uma operação e nesse caso atrapalhou muito.
Não houve uma conversa, não houve negociação, houve falta de limite.
Jorge Forbes foi um analista, como sempre:
Houve um erro, pois, na ética da consequência, uma moça morreu, outra moça ficou ferida e foi hospitalizada, um jovem matou e foi preso. Mas a certeza que houve um erro não significa que há uma certeza que se poderia evitar o erro; não podemos fazer essa afirmação. Estamos aqui para respeitar a mídia e a pergunta que ela se fez sobre os seus limites.
Vivemos em uma época da sociedade do espetáculo, onde tudo, supostamente, pode ser transparente; não há limites. Porém, ser transparente a ponto de mostrar o que está além da cena é mostrar o obsceno. Não há conversa na frente das câmeras. Foi um cenário para selar um compromisso, não de vida, mas de morte.
Alexandre finalizou o programa dando a palavra a Jorge Forbes, que se despediu elogiando a iniciativa: Um programa que nos fez pensar sobre o limite de nossa ação e o que acontece quando ultrapassamos esse limite. A pergunta que fica é: O que nós estamos fazendo?
Realmente, foi o programa que melhor analisou essa tragédia.
Em tempo:
Foi publicado hoje, na FOLHA DE S.PAULO, caderno Cotidiano, um artigo de Jorge Forbes, sobre esse tema. Muito bom.
Leia, acessando o link:
quarta-feira, outubro 22, 2008
FINAL DE OUTUBRO NO IPLA
O melhor programa deste fim de semana é no IPLA:
1 Sábado - 25 de outubro: O que é a Segunda Clínica de Jacques Lacan? com Jorge Forbes e equipe do Corpo de Formação do IPLA.
Veja a programação: http://www.psicanaliselacaniana.com/cursos/Sabados_no_IPLA_
A_segunda_clinica_de_Jacques_Lacan.htm2 Domingo - 26 de outubro: Ego trip (inveja, vergonha e medo) com Guto Lacaz
Guto Lacaz, arquiteto e artista plástico, tem o humor e a surpresa como marcas de seu trabalho. Acesse e divirta-se em seu site: http://www.gutolacaz.com.br/
3 Segunda-feira - 27 de outubro: A Angústia - conferência do psiquiatra Valentim Gentil, do HC/FMUSP e debate de Jorge Forbes, com a coordenação de Ariel Bogochvol.
Qual evento você escolhe? Em caso de dúvida, participe de todos - são abertos ao público.
IPLA - Rua Augusta 2366, casa 2 - telefones: (11) 3061-0947 e 3081-6346
Não dá pra não ir !
domingo, outubro 19, 2008
REBOBINE, POR FAVOR
Você já pensou em "suecar" - criar versões toscas, sem recursos, de forma improvisada - seus filmes preferidos e publicar no YouTube ou distribuir para os amigos?
É disso que se trata esse filme engraçado. Mostra, como fazer, de forma ingênua, toda uma comunidade paricipar de refilmagens de seus filmes favoritos e fazer disso uma mania. No caso, salvaram uma video-locadora decadente de periferia e transformaram-se em sucesso. Quem assistiu aos filmes ROBOCOP, CONDUZINDO MISS DAIS, O REI LEÃO, vai se divertir. A sala de cinema, lotada, gargalhava das cenas "suecadas" desses filmes.
Está na 32a Mostra Internacional de Cinema de SP: http://www.mostra.org/32/
sábado, outubro 18, 2008
quarta-feira, outubro 15, 2008
BAÚ DE MÁGOAS
Nesta segunda-feira Letícia participou de um festival de dança contemporânea. Ela estava muito orgulhosa e feliz. André filmou a apresentação do grupo, intitulada BAÚ DE MÁGOAS, ao som de Madredeus.
sábado, outubro 11, 2008
SAMBA E AMOR
quarta-feira, outubro 08, 2008
O MISTÉRIO DO SAMBA
O Mistério do Samba é um filme sobre as raízes do samba.
Um trabalho de pesquisa realizado por Marisa Monte e que resultou primeiro no CD Tudo Azul - um dos melhores CD de samba, na minha opinião.
Músicas que nunca haviam sido gravadas e que faziam parte da história do samba foram recuperadas e seus compositores foram homenageados, como Monarco, Argemiro, Jair do Cavaquinho, Aniceto, Antônio Rufino dos Reis, Casquinha e Casemiro da Cuíca, e pastoras como Surica, Doca e Eunice - a Velha Guarda da Portela.
Se você ainda não viu, vá correndo.
Acesse o site oficial do filme:
http://www.omisteriodosamba.com.br/
Veja uma das minhas músicas preferidas do Cd Tudo Azul: Volta meu amor, com Marisa Monte e a Velha Guarda da Portela.
Este clip não fez parte do filme, mas vai aqui minha homenagem para esses portelenses: Teresa Cristina e Paulinho da Viola - DEPOIS DE TANTO AMOR (Paulinho da Viola)
domingo, outubro 05, 2008
OPINIÃO - ELEIÇÃO EM SÃO PAULO
Que opinião você tem sobre os candidatos a prefeito por São Paulo?
Jorge Forbes, em entrevista neste domingo no Caderno 2 do Estadão, fala de cara limpa, sobre cada um deles.
Muito bom.
Leia, clicando no link, a opinião do psicanalista .
Sâo análises como essas que ajudam o exercício da ética e da cidadania.sábado, outubro 04, 2008
FELICIDADE NÃO É BEM QUE SE MEREÇA
Você acha que merece ser feliz?
E se eu te disser que felicidade não é bem que se mereça? Que se você fez tudo como mandam os 10 mandamentos, mais o que teu pai te ensinou e tudo o que era politicamente correto, mesm assim, nem por isso você tem a feliidade nas suas mãos?
Felicidade tem a ver com a magia, com a surpresa, com o encontro.
Felicidade é suportar o inesperado; tente.
É o que diz Jorge Forbes, num artigo publicado na revista Welcome. Siga o link e leia:
sexta-feira, outubro 03, 2008
ANDRÉIA DIAS
Andréia compõe e canta as músicas do seu primeiro álbum, nos mais variados estilos. É uma das promessas da nova MPB.
Ouça algumas músicas do seu CD:
http://www.andreiadias.com.br/musica.html
E pelo YouTube, você vai ver Andréia interpretando Zeca Pagodinho e a dupla Roberto e Erasmo. Vale a pena conferir!