sexta-feira, janeiro 25, 2013

PARABÉNS SÃO PAULO !

Neste dia em que comemoramos o 459º aniversário de São Paulo, deixo aqui minha homenagem:
Um vídeo do grupo PREMEDITANDO O BREQUE - com a música São São Paulo e um texto escrito por Elza Macedo a partir de uma exposição que fomos juntas no último fim de semana - UM OLHAR SOBRE O BRASIL - aqui em São Paulo, no Instituto Tomie Otake.



Parabéns São Paulo

Elza Mendonça de Macedo

Você é grandiosa, linda, generosa.
Te saúdo no teu aniversário.
Nesta editoria de Acontece, menciono duas ocorrências, para mim, vinculadas: o aniversário da cidade de São Paulo no dia 25 de janeiro, e os últimos dias da exposição Um olhar sobre o Brasil – A fotografia na construção da imagem da nação, no Instituto Tomie Ohtake,  com a curadoria do fotógrafo Boris Kossoy e da historiadora e antropóloga Lilia Schwartz. Não é pouco uma cidade exibir uma mostra fotográfica como esta a cobrir 170 anos da história brasileira – 1833 a 2003. E São Paulo nos seus 459 anos! Nas fotos São Paulo está tão bonita! Seus índios, negros, imigrantes, trabalhadores, cantores e cantoras, políticos, natureza e desenvolvimento urbano com marcas da arquitetura de Oscar Niemeyer. Tudo sob as lentes de fotógrafos destacados, Jean Manzon, Claude Lévi-Strauss (antropólogo), Tuca Vieira, Thomaz Farkas, só para citar alguns. A Semana de 22. Como não lembrar Guilherme de Almeida com seu poema à Bandeira, “A Santificada”?:

E há uma velha faculdade,
Ensinando a mocidade,
Com ela foi que aprendeu.
E houve um brasão mameluco,
que disse “Non Ducor, Duco”
e um São Paulo que disse “Eu”.

Qual o retrato de São Paulo festejar? Quais os pontos de destaque? São Paulo é uma cidade de contrastes, mas opto por mencionar indicadores positivos de nossa cidade no cenário nacional e internacional: São Paulo é um centro de eventos, como a exposição acima mencionada; um centro de serviços; um centro de saúde - o Brasil todo e pessoas de fora, vêm se tratar aqui; um centro de compras; um centro de estudos – as melhores universidades do Brasil estão em São Paulo e a maioria dos doutorados são ou foram realizados aqui. Como serviço e pesquisa, a psicanálise ocupa em São Paulo, igualmente, um grande lugar, seja na clínica, universidade, hospitais e, também, na análise de acontecimentos veiculados na mídia – jornais, revistas, TV, internet. De São Paulo, é a psicanálise intervindo no mundo, destacando suas responsabilidades e consequências em relação ao futuro. Enfim, nossa cidade é um acontecimento nacional e mundial. Parabéns a você!

segunda-feira, janeiro 14, 2013

LES MISERABLES - 25 ANOS

Na esteira dos filmes que concorrem ao Oscar 2013, estou curtindo tudo sobre Les Miserables.
Minha filha Letícia me enviou dois links super interessantes: um deles com a apresentação conjunta de dois casts - o de hoje e o de 25 nos atrás, comemorando a data. O outro é da apresentação integral do musical. Adorei !


 E agora prepare-se para um musical de 2 horas. Boa viagem!

AMOUR

Quando Jean-Louis Trintignant recebeu a Palma de Ouro em Cannes - pelo filme Amour - melhor ator (fiz um post no blog em outubro sobre esse acontecimento) fiquei na espera pelo lançamento no Brasil. Não perderia por nada!

De fato, fui à pré-estréia do filme neste sábado.

Um filme marcante, grave, realista, que fala de amor e morte, dois temas intimamente relacionados. Trintignant e Emmanuelle Riva estão simplesmente maravilhosos!

Hoje o filme acaba de ganhar o Globo de Ouro de filme estrangeiro!!!

Parabéns! Uma premiação corajosa. Gostei.

O filme foi indicado para cinco Oscar:
  • filme
  • filme estrangeiro
  • direção - Michael Haneke
  • atriz - Emmanuelle Riva
  • roteiro original
É um filme de tirar o fôlego. Sem piedade, sem compaixão mostra do que o amor entre duas pessoas que passam a vida juntos é capaz e como é o fim de uma doença terminal, sem nenhuma maquilagem.
A câmera, o silêncio e a escuridão são as estratégias usadas pelo diretor para nos conduzir com maestria ao desfecho final. Implacável e amargo.

Vai aqui novamente o trailer:



E a lista dos filmes do Oscar é grande. Quero assistir todos. Vamos lá!

domingo, janeiro 13, 2013

RUBEM BRAGA

Adoro crônicas e neste 12 de janeiro comemoramos o centenário do maior cronista brasileiro.
Rubem Braga - um jornalista tempo integral, escreveu 15.000 crônicas em sua vida, algumas inesquecíveis, como Ai de ti Copacabana, A borboleta amarela e muitas outras. 

Selecionei aqui um texto que tem a ver com a época do ano: As coisas boas da vida.

As boas coisas da vida (Rubem Braga)

Uma revista mais ou menos frívola pediu a várias pessoas para dizer as “dez coisas que fazem a vida valer a pena”. Sem pensar demasiado, fez esta pequena lista:

- Esbarrar às vezes com certas comidas da infância, por exemplo: aipim cozido, ainda quente, com melado de cana que vem numa garrafa cuja rolha é um sabugo de milho. O sabugo dará um certo gosto ao melado? Dá: gosto de infância, de tarde na fazenda.

- Tomar um banho excelente num bom hotel, vestir uma roupa confortável e sair pela primeira vez pelas ruas de uma cidade estranha, achando que ali vão acontecer coisas surpreendentes e lindas. E acontecerem.

- Quando você vai andando por um lugar e há um bate-bola, sentir que a bola vem para o seu lado e, de repente, dar um chute perfeito – e ser aplaudido pelos servente de pedreiro.

- Ler pela primeira vez um poema realmente bom. Ou um pedaço de prosa, daqueles que dão inveja na gente e vontade de reler.

- Aquele momento em que você sente que de um velho amor ficou uma grande amizade – ou que uma grande amizade está virando, de repente, amor.

- Sentir que você deixou de gostar de uma mulher que, afinal, para você, era apenas aflição de espírito e frustração da carne – a mulher que não te deu e não te dá, essa amaldiçoada.

- Viajar, partir…

- Voltar.

- Quando se vive na Europa, voltar para Paris, quando se vive no Brasil, voltar para o Rio

- Pensar que, por pior que estejam as coisas, há sempre uma solução, a morte – o assim chamado descanso eterno.

Adorei a matéria multimídia do jornal O Globo sobre esse escritor que fala das coisas do dia a dia com poesia, com seu jeito singular, que capta o leitor. Um jornalista que fez escola !
Clique para ler: 

O Jornal Folha de S.Paulo publicou no caderno Ilustríssima uma bela matéria sobre Rubem Braga comentando seu livro que será lançado agora em janeiro com as entrevistas que fez nos anos 50 quando estava em Paris - Retratos Parisienses. Não vejo a hora do livro ser lançado - quero devorá-lo ! 
Vale ler essa matéria clicando no link: Velho mundo, jovem Braga.

E para finalizar, a Globo News exibiu um vídeo comemorativo dos 100 anos do escritor, que recomendo: Homenagem a Rubem Braga.

Boa viagem !!!!


sábado, janeiro 12, 2013

LES MISERABLES

Letícia chegou hoje da Itália e trouxe novidades.

Descobriu um vídeo de um cantor que interpreta todas as canções do filme LES MISERABLES que concorre ao oscar 2013. Curtimos muito e deixo aqui para você conferir:  

quarta-feira, janeiro 02, 2013