![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjLk7Bf-ykUEtaUARZvT-dIzpVXp_vnamWDHxRi8hk1wHxtyttmqFvDu6DgtUzrPWuoAOzNTK-l5NlwI-gfbmS1MCYoAnzcCIpu37qzXUYfCOHjXQ1xTgROweF2JMPbHJoKoy0S/s320/flip.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjEJDgNLaOw-eaHezkSou2W19ZJcR3ReB5yBMc1bApRBQ9WX7wC3XbjtG89r8bPZ6J0Y2P62qz4-qcijd5DQPi_qj4M3ATvjEglPuoBYeBVvpNUPPbmcL1Lv7Q6BCNloYEerRlC/s320/flip-paraty.jpg)
Começou a oitava edição da FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty.
Na noite de quarta-feira Fernando Henrique Cardoso fez a conferência de abertura sobre o homenageado deste ano - Gilberto Freyre.
FHC no papel de sociólogo e professor, fez a lição de casa, falando do tema com muita propriedade. Elogiou, explicou e criticou Freyre, sem deixar de dizer que sua linha era outra, um seguidor de Florestan Fernandes.
Por fim, disse que Gilberto Freyre era o oposto de Sérgio Buarque de Holanda - este sim, em sua opinião, deveria ser homenageado pela FLIP. Tudo isso dito de um jeito muito político, muito bem justificado intelectualmente - FHC continua em boa forma !
O show de abertura foi um fiasco - Edu Lobo entrou no palco depois de uma hora de show com uma cantora de voz estridente e com um repertório de gosto duvidoso. Eu já estava saindo da tenda quando Edu começou a cantar - ouvi uma música e fui para o Café Margarida ouvir Maria Martha cantar as músicas de Paulo Vanzolini.
Mas todas as coferências estão sendo gravadas e colocadas na internet online. É só entar no site da FLIP 2010 http://www.flip.org.br/ e clicar na indicação flipaovivo.
Veja aqui um trecho da conferência de abertura com FHC:
Nenhum comentário:
Postar um comentário