segunda-feira, novembro 26, 2012

DO CREPÚSCULO AOS 50 TONS

Escrevi esse texto para o site do IPLA e quero compartilhar com os leitores do blog:
Sem rigor literário e lotados de clichês, Crepúsculo e Cinquenta tons de cinza lideram as listas dos livros mais vendidos. Busca por soluções antigas para resistir a um mundo sem padrões determinados ajuda a explicar o interesse do público pelas obras 
 A saga Crepúsculo, de Stephenie Meyer, e a trilogia dos Cinquenta tons de cinza, de E.L. James, atraem leitores mundo afora explorando temas muito conhecidos: amor, virtude, libertinagem, masoquismo. Apesar de nenhuma das obras ser reconhecida pela qualidade literária, Cinquenta tons de cinza já vendeu mais de 40 milhões de exemplares em 37 países, e Crepúsculo já ultrapassou os 43 milhões –  é um dos 10 livros mais vendidos dos últimos 50 anos, à frente de “clássicos” dos best sellers, como E o vento levou e O Diário de Anne Frank.
Como literatura de má qualidade consegue atrair tanta gente? Em 1748, muitíssimo antes do surgimento das listas dos mais vendidos, Denis Diderot publicou As joias indiscretas, e escandalizou a França com uma sátira sobre a sociedade da época, especialmente sobre os costumes libertinos. Mais tarde, em 1787, Marquês de Sade, com Os infortúnios da virtude, marcou a literatura com um novo erotismo. As obras mostravam o que falha na relação entre homem e mulher, e que não há entendimento entre os sexos, que não há completude – o que Lacan chama: “não há relação sexual”.
Séculos depois, na era do best seller, a saga vampiresca de Crepúsculo lidera as vendas mostrando justamente o contrário – que os pares se completam, que há uma harmonia entre os sexos. Há um culto à virgindade, ao sexo após o casamento, à maternidade como a coroação da vida conjugal – ou seja, um novo moralismo. Já Cinquenta tons de cinza traz “pornô para mamães” ao mostrar o relacionamento de uma jovem universitária virgem e um bilionário sadomasoquista.
Espicaçados sem piedade pela crítica especializada, os dois livros são mal escritos e cheios de clichês.  Mas voltando à pergunta inicial: o que produz tanto sucesso? Uma possível resposta seria a avidez por produtos de consumo rápido, sem crítica, ligados a um universo infantilizado, a uma literatura mais imediatista. Quase uma versão literária do fast food. No caso dos Cinquenta tons, as leitoras se identificam com a mulher objeto de desejo e se deslumbram com a figura masculina que seria o príncipe encantado viril e perverso. Quanta contradição com os novos tempos! Afinal, os homens se tornaram mais femininos, menos provedores e mais frágeis.
Será que o medo e a insegurança provocados por essa mudança do mundo hierarquizado e com padrões rígidos para um mundo horizontalizado e sem padrões determinados poderia levar a um retrocesso, e a uma busca por soluções antigas e remédios conhecidos, como Crepúsculo eCinquenta tons? Esperemos que não e que frente ao novo saibamos arriscar e, por favor, apostar em literatura de melhor qualidade.
Para ler no site do IPLA clique aqui.

terça-feira, novembro 20, 2012

FAMÍLIA DE ARTISTAS


um poema de Leticia Genesini musicado por Felipe Gomes e produzido por Luiz Felipe Forbes.
 Lindo !!!

domingo, novembro 11, 2012

SALVE PAULINHO DA VIOLA - 70 ANOS

Neste 12 de novembro Paulinho da Viola, a quem considero o maior sambista brasileiro, completa 70 anos. Adoraria ve-lo num novo show, ouvir un novo CD /DVD dele.
Enquanto isso não vem vamos curtindo o que ele já fez. 

A melhor interpretação de Nervos de Aço:



 E com Teresa Cristina, uma de suas melhores intérpretes: