domingo, fevereiro 26, 2012

enfim, A PSICANÁLISE NO DIVÃ

Porque participar desse novo curso de psicanálise do IPLA?
São duas as novidades: a escrita de um livro, um novo tratado da psicanálise para o século XXI e a modalidade online. Confira o vídeo:

Jorge Forbes comenta o curso que começa agora, no dia 27 de fevereiro.

quarta-feira, fevereiro 22, 2012

CARNAVAL 2012

O carnaval deste ano foi diferente!
Com os amigos reunidos no meu recanto à beira da Pedra do Baú - jogamos truco, conversamos, rimos, fizemos trilha, vimos filme - e principalmente, nos curtimos muito !
Foi tão bom - temos que criar situações para nos reunirmos novamente.
Amigos da nossa antiga turminha de Itapê.
Amigos e compadres desde sempre. Salve !

























































E mais ainda no Picasa:
Carnaval 2012

sábado, fevereiro 11, 2012

LACAN E A PSICANÁLISE DO SÉCULO XXI

Vale conferir novamente LACAN E A PSICANÁLISE DO SÉCULO XXI - Palestra do psicanalista Jorge Forbes da série Invenção do Contemporâneo "A psicanálise do Século XXI: Lacan para desesperados da crise", promovida pela CPFL Cultura, sob a curadoria de Jorge Forbes, transmitido pela TV Cultura em 30/11/2010.


Lacan e a Psicanálise do Século XXI - 2º bloco
Lacan e a Psicanálise do Século XXI - 3º bloco

sexta-feira, fevereiro 10, 2012

INCONSCIENTE E RESPONSABILIDADE - Psicanálise do Século XXI

Inconsciente e Responsabilidade
Psicanálise do Século XXI - Editora Manole - de Jorge Forbes – representa um marco na transmissão da psicanálise. Já na Introdução, em suas Provocações Psicanalíticas, nos questiona e nos leva a refletir sobre o que mudou desde o início, com Freud e depois com Lacan. De forma clara e simples nos conduz a concluir com ele que responsabilidade é palavra chave para tratar os sintomas da globalização. Descarta o mito de que o inconsciente nos irresponsabiliza (Só se foi meu inconsciente que produziu isso ...) e afirma que no Século XXI, o psicanalista que acredita no inconsciente irresponsável não trata o sintoma e não cura. Um livro para ser lido e relido, para ser usado na clínica e fora dela. Sim, Forbes nos mostra que a psicanálise vai além do consultório – está na política, na família, na educação, nas empresas. Não dá pra não ler !

Data: 6 de março de 2012
Local: Livraria Cultura do Conjunto Nacional - térreo
Horário: a partir das 19h

quinta-feira, fevereiro 02, 2012

DIA DOIS DE FEVEREIRO - DIA DE YEMANJÁ










Dia dois de fevereiro - dia de festa no mar.

Eu quero ser o primeiro a saudar Yemanjá !

Como na música - levantei de madrugada e às 5;30h da manhã já estava em frente à casa de Yemanjá, no Rio Vermelho - Salvador, Bahia.

Muita gente, oferendas, grupos de candomblé fazendo seus rituais, cantando, dançando - uma festa para a rainha das águas.

Eu trouxe minhas oferendas - rosas (branca, amarela e vermelha) e saudei Yemanjá. Agradeci e pedi suas bênçãos. Que 2012 seja um ano de fartura - no amor, nas finanças, nos projetos !

Ao meio-dia fomos à feijoada de Dange, uma tradição da festa de Yemanjá, no Rio Vermelho, em sua bela casa em frente á casa de Yemanjá.


































A festa de Dange é muito alegre - música, feijoada e muita animação. São convidados amigos, músicos e artistas regionais - uma festa típica baiana!
Na rua o carnaval corre solto - Olodum e o Camarote andante de Carlinhos Brown vieram prestigiar a festa.

Tadeu, filho de Dange e marido de Nancy (filha de Leila, que me convidou) é produtor do grupo de samba chula São Braz (uma pequena vila de pescadores de Sto Amaro da Purificação) - samba de raiz do recôncavo baiano - que nesse dia vieram participar e se apresentar na festa. Todos viajaram depois do show para uma temporada na Europa: Londres, Paris, Toulouse e Marselha. É um ritmo tocante - ninguém consegue ouvir sem dançar. Uma descoberta desta temporada!

Nancy e o Grupo Radiola fizeram o show final da festa e para terminar juntaram os sons dos dois grupos - foi maravilhoso !

Veja aqui uma apresentação do samba chula são braz:


Salve Yemanjá !!!

quarta-feira, fevereiro 01, 2012

ENFIM, A PSICANÁLISE NO DIVÃ

Enfin, a psicanálise no divã! - Um tratado da psicanálise do século XXI: sua redação é o nosso projeto para 2012.

Neste ano o IPLA está inovando duplamente: pela escrita de um livro de psicanálise, como resultado da produção coletiva e pela modalidade online, além da presencial.

O curso online é uma oportunidade única para quem sempre quis participar dos cursos e atividades do IPLA, mas mora fora de São Paulo. Agora, basta ter uma conexão de internet banda larga e entrar nesse mundo !

Se quiser saber mais detalhes das modalidades presencial e online ou fazer sua inscrição, basta clicar aqui.

Vem pro IPLA você também !