sexta-feira, abril 30, 2010

LUTO

Silêncio.

Estamos de luto.

O que fazer? O que dizer?

A perda de um grande amigo não pode ser expressa em palavras. O choro vem manso, desesperançado, sabendo que não vai adiantar...

Uma tristeza profunda, uma dor tamanha ...

Carlos curtia muito este blog e muitas vezes colaborou me dando dicas ou mesmo escrevendo - textos inesquecíveis. Seus comentários, sempre inteligentes, cheios de humor e ironia, são jóias que guardo na memória. Carlos foi a pessoa mais culta que conheci em minha vida. Acho que jamais encontrarei alguém como ele - tão inteligente, generoso, atencioso, carinhoso, espirituoso, divertido - uma pessoa ímpar. Ai, que saudades ...

Carlos Forbes: A partir deste 22 de abril sua falta vai ficar para sempre!



sexta-feira, abril 16, 2010

PSICANÁLISE E SAMBA


Neste sábado vou unir duas paixões: psicanálise e música.


Durante o dia, das 9 às 18h, estarei no IPLA para o curso A Primeira Clínica de Jacques Lacan - a primeira parte do curso As Duas Clínicas de Jacques Lacan. Jorge Forbes fará a abertura do sábado.

É um super programa de sábado. Veja aqui a programação.

À noite vou cair no samba - é o lançamento do CD /DVD Melhor Assim - de Teresa Cristina no SESC Pinheiros.

Já ouvi o CD e vi o DVD. As músicas são deliciosas. Teresa está cantando um repertório diferente mas a voz está a mesma: maravilhosa !

Teresa traz convidados: Caetano Veloso, Marisa Monte, Seu Jorge, Lenine, Arlindo Cruz e Dona Hilda, sua mãe que sempre dá uma canja nos palcos da Lapa onde Teresa canta.

Clique aqui para ouvir as música no hotsite Melhor Assim.

terça-feira, abril 13, 2010

QUERO QUE VÁ TUDO PRO INFERNO


De que vale o céu azul e o sol sempre a brilhar ...

Só quero que você me aqueça neste inverno e que tudo o mais vá pro inferno!

Me deu uma saudade desse Roberto!

É uma das minhas músicas preferidas. Curta comigo:



sexta-feira, abril 09, 2010

ADONIRAN BARBOSA


Neste ano comemoramos o centenário de Adoniran Barbosa, nascido João Rubinato em Valinhos - SP no dia 6 de agosto de 1910.

Seus sambas são uma referência do samba paulistano e imortalizaram o Bexiga, seu bairro em São Paulo, um reduto do samba de sua época. Foram interpretados por Elis Regina, João Gilberto, Gal Costa, entre outros.

Até hoje suas músicas são cantados pelos Demônios da Garoa no Bar Brahma, na esquina das avenidas Ipiranga e São João, aqui em São Paulo.

Faço uma seleção para você cantar comigo:















domingo, abril 04, 2010

A PSICANÁLISE NA ALCOVA




Alain Mouzat escreveu o texto "A Psicanálise na alcova" como introdução aos resumos comentados de alguns capítulos do livro Les Bijoux Indiscrets - de Denis Diderot:


À margem da literatura oficial, sempre houve, na França, uma literatura devassa. Ela não deixa no entanto de ser a expressão de sua época: espaço da expressão popular galhofeira nos fabliaux medievais, ou consciente do seu poder subversivo, como os escritos libertinos do século XVIII – essa literatura explora temas narrativos relativamente constantes. Assim as Jóias indiscretas(1) de Denis Diderot (1748) retoma o argumento do fabliau medieval “O cavaleiro que fazia as bocetas falarem” (2) : um homem recebe o dom – no caso por intermédio de um anel mágico – que lhe permite ouvir em voz alta as revelações indiscretas da “ boca de baixo” – as “jóias” – à revelia de suas donas.

Através do artifício romanesco, Diderot vai tratar, num distanciamento irônico, muitos dos temas sérios que agitam o debate intelectual de seu tempo. Entre outros temas abordados, um que nos interessa diretamente, tratado no capítulo 18 do livro, é a invenção de uma solução ao desencontro amoroso, à desarmonia da relação entre homem e mulher: tema particularmente sensível para psicanalistas lacanianos que sabem que a condição humana é exatamente marcada pela não existência da relação sexual.

Dois colegas, Teresa Genesini e Jaci Palma leram as Jóias indiscretas e tecem seus comentários particularmente a respeito dessa “solução” que assombra todas as utopias (3) ...

-------------------------
(1) Jóias Indiscretas, Denis Diderot, Editora Global, Rio de Janeiro, 1986, Trad. E. Brandão.
(2) “O cavaleiro que fazia as bocetas falarem” in O Livro dos Amores, Henri Gougaud, Martins Fontes 2001, trad. Márcia Aguiar
(3) Ver o tratamento dado à sexualidade na República de Platão, na Cidade do Sol de Campanella, na Utopia de More, ou ainda no Novo Mundo Amoroso de Fourier, entre outras.


Leia os resumos comentados de Les Bijoux Indiscrets: