segunda-feira, outubro 26, 2009

ESTUDANDO PSICANÁLISE: PULSÃO

O Dicionário de Psicanálise - de Elisabeth Roudinesco e Michel Plon - traz um bom estudo-resumo desse importante conceito, que estamos desenvolvendo nesse bimestre, no Corpo de Fromação em Psicanálise do IPLA.

Pulsão (trieb) - termo empregado por Sigmundo Freud em 1905 para designar o ato de impulsionar.

Definição: carga energética que se encontra na origem da atividade motora do organismo e do funcionamento psíquico inconsciente do homem.

Pulsão (trieb) não deve ser confundido com instinto (instinct) ou tendência (drive). O conceito de pulsão está estreitamente ligado aos conceitos de libido e de narcisismo.

Freud utilizou o termo pulsão pela primeira vez no livro Três ensaios sobre a teoria da sexualidade, em 1905. Nesse momento pulsão era essencialmente a pulsão sexual. Na edição de 1910 desse livro, Freud define a pulsão como uma demarcação entre o psíquico e o somático:

Pulsão é a representação psíquica de uma fonte endossomática de estimulações que fluem continuamente, em contraste com a estimulação produzidas por excitações esporádicas e externas.

Freud diferencia pulsão sexual de instinto sexual. Para ele a pulsão sexual não se reduz às atividades sexuais, mas é um impulso cuja energia é constituída pela libido. Diferencia a pulsão sexual das outras pulsões. A pulsão sexual é composta da satisfação genital e da função de procriação.

Em 1914, a primeira dualidade pulsional: Freud opõe as pulsões sexuais (cuja energia é de ordem libidinal) às pulsões de auto-conservação (cujo objetivo é a conservação do indivíduo) - as pulsões do eu.

As pulsões sexuais encontram-se sob o domínio do princípio do prazer, enquanto as pulsões de conservação ficam a serviço do desenvolvimento psíquico determinado pelo princípio de realidade.

As pulsões sexuais podem ter quatro destinos: inversão, reversão, recalque e subimação.

A inversão pode ser exemplificada pela oposição sadismo/masoquismo e voyeurismo/exibicionismo. A reversão pode ser exemplificada pela transformação do amor em ódio.

Em 1915, no texto As pulsões e suas vicissitudes, Freud define as quatro características da pulsão: força, alvo, objeto e fonte.

  • força ou pressão - é a própria essência da pulsão; é o motor da atividade psíquica.
  • alvo - é a satisfação; pressupõe a eliminação da excitação que se encontra na origem da pulsão. Esse processo comporta alvos intermediários ou até fracassos, chamados de pulsões inibidas quanto ao alvo.
  • objeto da pulsão - é o meio pela qual a pulsão atinge seu alvo. Pode haver o entrecruzamento das pulsões, isto é, um mesmo objeto pode servir, simultaneamente para a satisfação de várias pulsões.
  • fonte das pulsões - é o processo somático, localizado numa parte do corpo ou num órgão, cuja excitação é representada no psiquismo pela pulsão.

Em 1920, com a publicação do livro Mais além do princípio do prazer, Freud apresenta um novo dualismo: pulsões de vida e pulsões de morte.

Freud teorizou o que chamou de pulsão de morte a partir da observação da compulsão à repetição. Chegou à hipótese de que existe uma pulsão, cuja finalidade é reconduzir o que está vivo ao estado inorgânico. A pulsão de morte tornou-se, assim, o protótipo da pulsão. Da ação conjunta e oposta desses dois grupos de pulsões (pulsões de morte e pulsões de vida), provém as manifestações da vida, às quais a morte vem por termo.

Freud, em 1926, declara que a doutrina das pulsões é um campo obscuro, até mesmo para a psicanálise: "A teoria das pulsões é, por assim dizer, nossa mitologia. As pulsões são termos míticos, portentosos em sua imprecisão".

Em 1933, nas Novas conferências introdutórias sobre psicanálise, Freud sublinha que "a pulsão de morte não pode estar ausente de nenhum processo de vida". Ou seja, se há vida, há pulsão de morte.

Lacan, em seu Seminário XI, de 1964, considerou a pulsão como um dos quatro conceitos fundamentais da psicanálise.

Para Lacan, a pulsão increve-se numa abordagem do inconsciente em termos da falta e do não-realizado. Para apreender a essência do funcionamento pulsional, é preciso conceber o objeto como sendo da ordem de um oco, de um vazio, designado de maneira abstrata e não representável: o objeto a (o objeto do desejo). Para ele, a pulsão é sempre parcial.

Lacan definiu cincoo objetos pulsionais, aos quais chamou de objetos do desejo: seio, feses, falo, voz e olhar.

Se há algo com que se parece a pulsão é com uma montagem. É uma montagem que, de saída, se apresenta como não tendo pé nem cabeça. (Jacques Lacan)

(notas extraídas do Dicionário de Psicanálise - Elisabeth Roudinesco e Michel Plon - Ed. Zahar, 1998)

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sexta-feira, outubro 23, 2009

SÁBADOS NO IPLA: A SEGUNDA CLÍNICA DE J. LACAN


Os sábados no IPLA são cursos da psicanálise que acontecem aos sábados, das 9h às 17h.

Neste sábado, 24 de outubro, o tema é:

A SEGUNDA CLÍNICA DE JACQUES LACAN


Clique aqui para ver a programação.

A segunda clínica, elaborada nos últimos dez anos de ensino de Lacan, responde
às mudanças sofridas pelo Homem, na globalização, que exigem uma nova clínica
psicanalítica além do Édipo, uma vez que os elementos verticais orientadores da
estrutura edípica foram abalados.


É caracterizada como uma clínica borromeana, do parlêtre (loquente), do gozo, do além do Édipo, do ‘Outro que não existe’, do sintoma indecifrado. Tem como paradigma a experiência e o encontro com o Real.

O número de vagas é limitado.

Inscreva-se no IPLA: Rua Augusta, 2366 - casa 2 ou pelo telefone: 11 3061-0947

quinta-feira, outubro 22, 2009

POR QUE TWITTAR ?




A idéia do twitter tem a ver com a idéia de epidemia – uma rede que se expande horizontalmente e não verticalmente.

Uma das principais funções do Twitter é fazer circular informação relevante através dos followers e dos followings.

O Instituto da Psicanálise Lacaniana – IPLA http://twitter.com/ipla_ entrou no twitter em 15 de setembro deste ano – uma forma inédita de espalhar o vírus da psicanálise.

O IPLA e seus membros têm divulgado seus cursos e eventos através de twitts.

Recentemente twittamos nossos trabalhos sobre o tema da Transferência – o efeito que isso tem não é igual à soma dos followers e followings, é muito maior.

Topológicamente o Twitter é um mosaico, ao contrário da Igreja, que é uma pirâmide.

Para saber mais sobre o twitter, leia o manual clicando aqui.

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domingo, outubro 18, 2009

VOLARE


com Luciano Pavarotti




com Paul McCartney



e a original com Domenico Modugno - Nel blu di pinto di blu (Volare)



Penso che un sogno così non ritorni mai più
mi dipingevo le mani e la faccia di blu
poi d'improvviso venivo dal vento rapito
e incominciavo a volare nel cielo infinito

Volare oh, oh
cantare oh, oh, oh
nel blu dipinto di blu
felice di stare lassù
e volavo, volavo felice più in alto del sole
ed ancora più su
mentre il mondo pian piano spariva lontano laggiù
una musica dolce suonava soltanto per me

Volare oh, oh
cantare oh, oh, oh
nel blu dipinto di blu
felice di stare lassù
ma tutti i sogni nell'alba svaniscon perché
quando tramonta la luna li porta con sé
ma io continuo a sognare negli occhi tuoi belli
che sono blu come un cielo trapunto di stelle

Volare oh, oh
cantare oh, oh, oh
nel blu degli occhi tuoi blu
felice di stare quaggiù
e continuo a volare felice più in alto del sole
ed ancora più su
mentre il mondo pian piano scompare negli occhi tuoi blu
la tua voce è una musica dolce che suona per me

Volare oh, oh
cantare oh, oh, oh
nel blu degli occhi tuoi blu
felice di stare quaggiù
nel blu degli occhi tuoi blu
felice di stare quaggiù
con te

quinta-feira, outubro 15, 2009

ÓPERA IDOMENEO - TEATRO ALLA SCALA DI MILANO



O Teatro alla Scala de Milão é um cartão de visita da cidade. Grandes concertos, óperas, balés - um calendário de espetáculos de dar água na boca.

Veja aqui a programação:

Assiti a ópera Idomeneo, Rei de Creta - obra de Mozart - a primeira ópera considerada de sua fase adulta, aos 24 anos.






É um drama em 3 atos, escrito por Giambatista Varesco.

Veja aqui o libretto.



Foi a primeira ópera vista por Letícia. Um belo presente dessa jornada.




Para ver o Vídeo de um trecho da ópera - clique aqui:

terça-feira, outubro 13, 2009

A ANGÚSTIA DO DESCONTROLE SOCIAL


Jorge Forbes, em seu artigo no Estadão deste domingo - Zero na Prova -(Aprender com a resposta errada), analisou os acontecimentos que saíram fora do controle social: ENEM, senhas do hotmail, chantagem contra David Letterman.

Qual a saída?

Seleciono aqui algumas frases do artigo:

Do ponto de vista psicanalítico, temos três tipos de intimidade: imaginária, simbólica e real. A imaginária e a simbólica têm em comum o fato de poderem ser representadas: uma, na imagem e outra, na palavra.

Temos, em decorrência, duas políticas possíveis para tratar o descontrole: imaginar que ele é fruto de imperícia, ou que é estrutural da espécie humana.

Concordar com a segunda hipótese, a da falha estrutural na constituição humana, nos conduz a buscar uma nova política que inclua o erro, sem por isso diminuir o acerto.

Leia o artigo todo clicando aqui.

quinta-feira, outubro 08, 2009

LOUCURA x CIÚME

O governador José Serra cantou o início da música Nervos de Aço, de Lupicínio Rodrigues, em entrevista ao Datena: http://www.youtube.com/watch?v=bYIshfRtLyw

Você sabe o que é ter um amor, meu senhor?
Ter loucura por uma mulher ....

O governador cantou "ciúme" em vez de "loucura".

Em seu twitter http://twitter.com/joseserra_ pergunta aos psicanalistas se Freud explica esse erro. Jorge Forbes http://twitter.com/jorgeforbes responde twittando: É uma triste previsão: quando a loucura não tem eco, na mulher..., o que resta é o ciúme.

Procurei no YouTube e posto aqui em homenagem ao governador e ao psicanalista:

. um vídeo de Lupicínio contando porque fez essa música e cantando Nervos de Aço, seguido de Paulinho da Viola; e

. um vídeo com Roberto Carlos e Ultraje a Rigor cantando Ciúme




quarta-feira, outubro 07, 2009

CENTENÁRIO DA NRF - NOUVELLE REVUE FRANÇAISE



Nesta segunda-feira tivemos apresentação dos trabalhos do 3° bimestre do Corpo de Formação em Psicanálise do Instituto da Psicanálise Lacaniana -IPLA - sobre TRANSFERÊNCIA.





O grupo 1 apresentou o trabalho de uma forma inusitada: em forma de twitts. Vários participantes twittaram o trabalho e o twitter do IPLA participou da experiência.

O tema : Efeitos de transferência na NRF e no IPLA em twitts.

“Mesmo se devemos considerar a transferência como um produto da situação analítica, podemos dizer que esta situação não poderia criar o fenômeno todo, e que, para produzí-lo, é preciso que haja, fora dela, possibilidades já presentes às quais ela dará composição, talvez única. Isto não exclui de modo algum, onde não haja analista no horizonte, que ali possa haver, propriamente, efeitos de transferência exatamente estruturáveis como o jogo da transferência na análise.” (Lacan: Jacques Lacan: Seminário 11 – Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise – 1964).


On line Grupo 1: @teresagenesini @imnotabeagle @alainmouzat @RosaliaPinfildi @ Garabetkissa @taisazogbi, danig, danid, elza @psilacaniana

Este ano é o centenário da fundação da NFR, revista prestigiosa, que mudou o panorama da literatura na França.

A revista NRF deu origem à editora Gallimard, hoje Gallimard NRF.

O primeiro número de La NRF é datado de 1 de fevereiro de 1909.

O endereço oficial da NRF: 78, rue d´Assas, Paris.

A NRF, com publicações mensais e depois trimensais criou um foro singular de expressão e discussão para literatura.

A NRF instaura outra concepção de revista literária, acima dos movimentos e das escolas: unicamente preocupada com a qualidade literária.

A NRF se forma em torno de uma certa idéia de literatura que representa a obra de Gide e que reune intelectuais e literatos.

Os fundadores da NRF são 6: Gide, Drouin, Ruyters, Ghéon, Schlumberger – o cimento da NRF e Coupeau – o mais jovem deles.

Na internet encontramos o n. 1 da NRF de 1909. Na França a publicação on line é ilegal. No Brasil é “legal!” http://migre.me/8fGm

Schlumberger, pelo lugar que dá à causa literária e à amizade, dedica-se integralmente à revista.
A NRF sobrevive inicialmente às custas de Jean Schlumberger.

O que faz o sucesso da revista é sua qualidade, não sua orientação. Não é uma revista manifesto, é literatura comprometida com a vida.

O projeto era tirar a literatura do impasse entre uma literatura de best-seller, de uma literatura intelectualizada, ou ideologizada.

A idéia da revista era de reafirmar a vida, que não há corte entre a vida e a literatura.

Vídeo sobre o centenário da NRF para comemorar seu jubileu: traça sua história e dá a palavra a seus colaboradores http://migre.me/8hIA

Entrevistas sobre o centenário da NRF na rádio francesa: http://migre.me/8hID

A NRF é um exemplo de um grupo causado.

O fundamento do grupo causado não é o reconhecimento mútuo, mas o affectio societatis, suporte das diferenças na mesma causa (JF).

Quadro sintetizando dois modos de articulação dos grupos: o mutualismo e o affectio societatis http://migre.me/8ktO

A transferência não envolve uma relação dual, mas um ternário: o psicanalista, o psicanalisante e o sujeito suposto saber.

O sujeito suposto saber traz a possibilidade de outra cena – há algo externo que permite um saber. É a aposta no sujeito suposto saber.

O sujeito suposto saber é, para nós, o eixo a partir do qual se articula tudo o que acontece com a transferência (Lacan).

A psicanálise é uma práxs. O conceito dirige o modo de tratar os pacientes. Em movimento inverso, a clínica comanda o conceito.

A transferência é o amor verdadeiro.

O IPLA e a sua relação com a Psicanálise: é uma relação de transferência, não é uma relação de saber.

O IPLA é um grupo causado.

Não quer dizer que no IPLA não haja um saber; mas é um saber que se constrói: o IPLA não é um depósito de saber (como a universidade).

Conclusões

Alguns aspectos que extraímos da NRF fazem parte do funcionamento do IPLA: participam desse grupo porque é isso que querem. Primam pela qualidade, coerência e decisão. Promovem o affectio societatis.

O IPLA não tem um ideal, ideologia, nem uma finalidade constituída, mas tem uma firmeza de direção. Debate com o Direito, Medicina, Genética, Arquitetura, Música, Artes, Educação, etc. Procura acompanhar o desenvolvimento tecnológico, utiliza multi-meios em suas reuniões. Tem site, twitter, vídeos no youtube, etc. Diferentemente de François Sauvagnat, não vê o twitter como ameaça. Entendemos que o twitter pode passar pela transferência, já que é um monólogo articulado, que leva em conta o fracasso da transparência e não tem a vocação de entender. No IPLA desenvolvemos trabalhos sobre a Conversação, Second life, otakus, Orkut, Twitter, suecar. Procuramos sempre introduzir o novo.

A questão é: Como causar a transferência fora do IPLA, uma relação centrífuga, baseada na ética e não na moral?

O exemplo da NRF mostra que é possível que pessoas se juntem a partir de diferenças econômicas, de diferenças sociais. Jorge Forbes, em sua conferência de abertura ao módulo As Transferências, do Corpo de Formação em Psicanálise do IPLA, disse que “A psicanálise acredita no poder do invisível – é o ponto cego da visão que nos guia e não o resultado dela. Não resolvemos nosso mal-estar com nenhum tipo de moral. Dentro daquilo que chamamos de transferência, será possível uma ética, se estabelecermos que exista um ponto comum. Esse ponto comum não significa se comportar da mesma maneira, mas quer dizer, se comportar diferentemente frente à mesma coisa possível. Será que nós suportaremos uma transferência com o real na falência de todas as soluções simbólicas e imaginárias?”

Nós acreditamos que sim. É a nossa aposta.

domingo, outubro 04, 2009

MERCEDES SOSA - GRACIAS A LA VIDA !


Quem não curtiu Mercedes Sosa nos anos 70?

Quem não cantou Gracias a la vida - a música da chilena Violeta Parra que Mercedes Sosa imortalizou?

E Milton Nascimento e Mercedes Sosa cantando juntos Volver a los 17?

Trago aqui um vídeo de Mercedes cantando Gracias a la vida e outro cantando Volver a los 17 com Milton, Caetano, Gal e Chico.

Boa viagem!