terça-feira, março 31, 2009

PSICANÁLISE - POR QUE FAZER ANÁLISE HOJE?

  • A pergunta freudiana não envelheceu: "O que você quer?" Ser freudiano é se fazer continuador em um problema, não em uma resposta, ensinou Gaston Bachelard.
  • Existe uma incompatibilidade entre “querer” e “desejar”, dois verbos que, no consenso, caminham juntos. Em geral, o “querer” está vinculado à necessidade biológica – quero comer, quero dormir – e o “desejar” está ligado a aspectos de prazer expressos em frases como “mais forte do que eu”.
  • O homem é o único animal que come por apetite e não por necessidade. Escolhe entre ir a um restaurante ou ao cinema. Nossa vida é marcada por decisões que nem sempre têm a ver com necessidade.
  • A surpresa e o equívoco são as duas principais articulações da interpretação de Jacques Lacan em seu segundo ensino. Um analista surpreende e equivoca.
  • A psicanálise de hoje vai além do Édipo, precisa de uma nova topologia para tratar do habitante do século XXI, como anunciou Lacan.
  • Freud descobriu um programa fantástico, um software diríamos mais tecnologicamente, e o chamou de complexo de Édipo. Muito melhor que os "softs" atuais, que rapidamente ficam obsoletos, o complexo de Édipo funcionou muito bem por praticamente cem anos.
  • Um software para o século XXI é aquele que incide na relação do corpo da pessoa com o que ela diz, que percebe como a palavra de alguém e seu corpo podem se desencontrar, nos casos tradicionais, ou até estarem disjuntos, como em muitos casos atuais.
  • Como uma pessoa pode deixar de pensar de uma determinada maneira para pensar de uma outra maneira? Quem faz uma análise deve ser capaz de fazer essa mudança. Não é não ter sintomas, não é ser normalíssimo, mas é mudar seu sistema simbólico. E mudar de um sistema simbólico a outro quer dizer mudar de ética.
  • Não existe mais roupa pronta para vestir nessa nova era, a questão não é saber mais sobre si mesmo para garantir uma ação sem risco, como pensávamos, mas, ao avesso.
  • Fazer análise hoje é poder precipitar o tempo da decisão, não se afogando na angústia paralisante.
  • Toda decisão é precipitada, uma vez que sempre será incompleta, daí, inventiva.

(miscelânea de aforismos psicanalíticos de Jorge Forbes)

E aqui, um clip de JF: VOCÊ QUER O QUE DESEJA?

quinta-feira, março 26, 2009

COMO VAI VOCÊ



No CD deste último Natal, do blog Nasci para Bailar, coloquei esta música com outros intérpretes e algumas pessoas me perguntaram porque não escolhi a gravação com Roberto Carlos.

Aqui vai, a pedidos, a interpretação do Rei.

terça-feira, março 24, 2009

PARCERIA GENÉTICA-PSICANÁLISE


veja

ano 42 - n.12

25 de março de 2009


Leitor - Blogosfera

Editado por Katia Perin


O LEITOR OPINA


Genética


Mayana Zatz


Desautorizando o sofrimento


A história de Fátima e seu filho Diogo, portador de distrofia muscular de Duchenne, é a personalização de uma hipótese clínica proposta pelo médico psicanalista Jorge Forbes: a desautorização do sofrimento padronizado. A ideia vai contra a tendência social de as pessoas se acomodarem duplamente: as que sofrem, na resignação, e as que cuidam, na compaixão.


Comentário do leitor:

Essa parceria inédita entre a genética e a psicanálise dá bons frutos. O filme (assista em VEJA.com) é uma demonstração da eficácia da hipótese proposta para "desautorizar o sofrimento".

(Teresa)

domingo, março 15, 2009

PSICANÁLISE E GENÉTICA: DESAUTORIZANDO O SOFRIMENTO - O FILME


A parceria entre psicanalisas e geneticistas no projeto DESAUTORIZANDO O SOFRIMENTO, com a coordenação de Jorge Forbes e Mayana Zatz, acaba de dar mais um fruto pelo trabalho realizado com pacientes portadores de distrofia muscular: um filme / documentário que mostra como Diogo e sua mãe, Fátima, inventaram uma saída para a surpresa que a vida lhes ofereceu.


DIOGO E FÁTIMA - DESAUTORIZANDO O SOFRIMENTO: assista o filme, de 20 minutos, clicando no link:

mms://wme.psicanaliselacaniana.com/psicanaliselacaniana.com/diogo_e_fatima_300kbps.wmv

O blog de Mayana Zatz, na Veja.com conta como foi o encontro de Mayana e JF com a família de Diogo, como foi feito o filme e traz também uma entrevista com Jorge Forbes sobre a pesquisa DESAUTORIZANDO O SOFRIMENTO PADRONIZADO.

Saiba os detalhes clicando no link abaixo e aproveite para deixar um comentário no blog da Veja:

http://veja.abril.com.br/blog/genetica/

sexta-feira, março 13, 2009

STACEY KENT


Stacey é americana, uma estudante de literatura que foi para a Europa estudar francês, italinao e alemão e virou cantora. Uma excelente cantora !

Já falei dela aqui no blog, quando meu amigo Carlos enviou-me alguma faixas de seu último CD, no dia 23 de dezembro de 2007. Você pode rever a matéria, clicando no link (a matéria vai aparecer abaixo desta):

http://teresagenesini.blogspot.com/search?q=stacey+kent

Mas hoje quero deixar dois clips do YouTube de Stacey cantando em francês. Boa viagem !




terça-feira, março 10, 2009

TEM DIAS QUE SÃO NOITES


... toda ação principia mesmo é por uma palavra pensada.

... para cada dia, e cada hora, só uma ação possível da gente é que consegue ser a certa. Aquilo está no encoberto; mas, fora dessa conseqüência, tudo o que eu fizer, o que o senhor fizer, o que o beltrano fizer, o que todo-o-mundo fizer, ou deixar de fazer, fica sendo falso, e é errado.

... as coisas que acontecem, é porque já estavam ficadas prontas, noutro ar, no sabugo da unha; e com efeito tudo é grátis quando sucede, no reles do momento.

... pensar na pessoa que se ama, é como querer ficar à beira d’água esperando que o riacho, alguma hora, pousoso esbarre de correr.

... quem ama é sempre muito escravo, mas não obedece nunca de verdade.

Amigo, para mim, é só isto: é a pessoa com quem a gente gosta de conversar, do igual o igual, desarmado. O de que um tira prazer de estar próximo. Só isto, quase; e os todos sacrifícios. Ou — amigo — é que a gente seja, mas sem precisar de saber o por que é que é.

Amizade dada é amor.

(Guimarães Rosa - Grande Sertão: Veredas.)

quinta-feira, março 05, 2009

LANÇAMENTO

DIOGO e FÁTIMA: A DESAUTORIZAÇÃO DO SOFRIMENTO


Idealizado por Jorge Forbes e Mayana Zatz, o documentário "Diogo e Fátima: a desautorização do sofrimento" conta, analiticamente, como mãe e filho enfrentam o diagnóstico de uma doença degenerativa, incapacitante e letal – superando de forma singular o desafio de levar uma vida comum e socialmente ativa. Alheios a qualquer sentimento de revolta, resignação ou compaixão, ambos terminam por conhecer um modo de vida peculiar, onde a limitação física é encarada como parte do risco de se viver e o futuro é enxergado como consequência direta e irrestrita das atitudes de seus atores.

Esse filme ilustra as possibilidades clínicas de colaboração da Psicanálise com a Genética.

Lançamento hoje, 5 de março, às 19h, em Natal/RN, no auditório do departameto de enfermagem da UFRN, com a presença de Mayana Zatz e Jorge Forbes.

Realização:

ASDM-RN



quarta-feira, março 04, 2009

PROPOSTA

Este vídeo é do primeiro especial de final de ano do Roberto Carlos na Globo.

Que proposta !

terça-feira, março 03, 2009

SOBRE A ÉTICA DA RESPONSABILIDADE

Você deve ter lido, comentado, tomado partido ou até pode ter deixado de lado a história de Paula Oliveira - a brasileira que se dizia grávida - que afirmou ter sido agredida por um grupo neonazista na Suíça. Mas, quem sabe, agora, você reveja o caso e tome outra posição.

Neste domingo, 1 de março, o caderno ALIÁS, do jornal O ESTADO DE S.PAULO, publicou um artigo de Jorge Forbes, sobre esse acontecimento e as reações do preseidente Lula e o chanceler Celso Amorim, com o título SOBRE A ÉTICA DA RESPONSABILIDADE.

O artigo de Forbes trata desse acontecimento de uma forma inusitada, surpreendendo o leitor com sua linha de raciocínio. Aproveita para dar um puxão de orelhas nos hospitais, planos de saúde, a medicina baseada em evidências e no jeito esperto de ser.

Mais do que comentar, vale a pena colocar aqui o texto e então você também vai perder o fôlego com a clareza da análise do psicanalista. Clique no link:

http://www.psicanaliselacaniana.com/mural/noticias/jf-estadao-peq.jpg

E se quiser imprimir a versão em PDF, acesse o link:

http://www.psicanaliselacaniana.com/mural/noticias/sobreaeticadaresponsabilidade-OESP-1mar09.pdf.pdf