sábado, fevereiro 28, 2009

LIGIANA - ONDA

Conheci Ligiana quando estive em Paris em dezembro de 2007.

Gravou esse clipe nas águas de Etretat. Agora está de volta ao Brasil. Vamos curtir Ligiana!

quinta-feira, fevereiro 26, 2009

A PEQUENA NOTÁVEL

Neste ano comemoramos o centenário do nascimento de Carmem Miranda (1909 - 1955) - a pequena notável.

Como não lembrar de suas interpretações de Taí, Tico-tico no fubá e Tic-tac do meu coração?

O que é que a baiana tem?

Curta esses dois clipes:





Se quiser informações detalhadas de sua vida, obra, videos, etc, acesse seu site oficial:

http://carmen.miranda.nom.br/

sexta-feira, fevereiro 20, 2009

DÚVIDA



Dúvida - filme de John Patrick Shanley, com Meryl Streep e Seymour Hoffman, realizado em 2008, estreou nos cinemas de São Paulo neste 6 de fevereiro. Os dois atores principais estão maravilhosos. A história se passa em 1964 num colégio religioso do Bronx (New York) - a escola St. Nicholas.
O que me chamou atenção no filme foi como as pessoas lidam com a dúvida.
Como diz Jorge Forbes, as vacas não duvidam; a dúvida é própria do ser humano.
Mas algumas pessoas não suportam a dúvida e precisam de uma certeza, uma verdade que responda a essa dúvida, a qualquer custo.
Geralmente as histéricas não suportam a incerteza, a dúvida. Não conseguem conviver com algo que não tem uma razão, não suportam não saber. E por não suportar algo que não conseguem explicar, fazem muitas vezes um grande estrago. É o caso da irmã Aloysius Beauvier (Meryl Streep), a diretora com mãos de aço que acredita no poder do medo e da disciplina. Munida de uma certeza moralista, mente para provar sua razão, totalmente corroída pela dúvida, para ela insuportável.
Vale a pena conferir. É um bom exercício psicanalítico para o estudo das histércas.
Veja o site oficial do filme: http://www.doubt-themovie.com/

sábado, fevereiro 14, 2009

FRASES AFORISMÁTICAS DE JF








A aula inaugural do Corpo de Formação em Psicanálise deste ano, no IPLA, provocou impacto em todos os presentes.


Desenvolvendo o tema a ser trabalhado durante o ano - FREUD E LACAN NA CLÍNICA DE 2009 - Jorge Forbes fez um recorrido pela clínica tirando-nos da inércia e convidando-nos a pensar.



Veja uma seleção de suas frases aforismáticas:

· A psicanálise está sempre sendo varrida do mundo. Freud sabia disso. Não basta trabalhar com a psicanálise, para ser psicanalista.

· Estamos acostumados a pensar que o analista interpreta, compreende e dá sentido. O analista-2009 não faz nada disso.

- A segunda clínica de Lacan não é a psicanálise da interpretação. Não é a psicanálise do inconsciente simbólico. É a psicanálise do inconsciente real.

· A psicanálise não trabalha com casuística. Freud revolucionou o estudo da psicose com um só caso – o caso Schreber – que não foi caso, foi um livro de alguém que ele, Freud, nunca viu.

· Nós esperamos que o outro nos compreenda. O analista não compreende e não tem compaixão. A compaixão não é um afeto para um psicanalista.

· O analista tem horror do seu ato. Ele suporta esse horror se e somente se tiver levado sua análise até o ponto em que sua ação não depende da aceitação do discurso do Outro. O discurso do Outro é moralista, pede compaixão e resignação.

· “A posição do analista é de desapego”(JAM). Desapego não quer dizer indiferença, nem quer dizer menosprezo. É uma posição necessária e arriscada. A pessoa só consegue essa posição na sua análise e em nenhum outro lugar, no momento em que desiste de achar que a vida tem garantia. Toda análise chega a esse ponto, se for uma análise... .

· Existe uma desistência do sujeito dividido na garantia da expectativa do Outro. Um belo dia o analisando percebe que ele não pode mais orientar sua vida por esse Outro, por uma simples razão: porque esse Outro não existe.

· É isso que o analista leva para o atendimento de uma outra pessoa: um trabalho que fez da sua angústia e que possibilita ao outro viajar por um território além das suas identificações que o protegem ... mas que lhe pesam.

· Cada neurótico, psicótico ou perverso, carrega um fardo de identificações. A vida fica pesada; ele leva uma bagagem complicada.

· A psicanálise e o termo progresso não são tão amigos. Porque a psicanálise não cansa de revelar o mesmo. Ela sempre revela a mesma coisa: não existe relação sexual.

· A psicanálise se transmite mais pelo ressoar do que pelo raciocinar.

· Os meninos dizem: ‘Tá ligado?’. Isso não tem a ver com o raciocinar, mas sim com o ressoar. Eles descobriram uma forma de estarem juntos sem se compreender. E como nós estamos vivendo uma segunda clínica, onde o objetivo não é se compreender, mas a responsabilidade frente ao gozo, eles mostram que as pessoas podem ‘estar ligadas’ sem se compreenderem.

· O gênero humano se liga independente da compreensão. Quem se liga pela compreensão é formiga, vaca,... .

· Além do silêncio só João (da música PRA NINGUÉM, de Caetano Veloso). Dou o exemplo de João Gilberto como alguém fundamental. Porque ele canta sempre as mesmas músicas e ninguém se cansa, porque nunca é a mesma coisa. Nunca é o mesmo CHEGA DE SAUDADE. A gente vê o esforço desse homem de fazer ressoar. Um esforço brutal. Vejam as caretas que ele faz para achar o tom. Ouvir João Gilberto é ouvir o silêncio.

· Quando vocês ouvirem algum lacaniano falar algo que vocês não entendem, afastem-se. É perigoso! A dificuldade da fala de Lacan nos últimos anos não justifica papagaios ou pingüins (depende do hemisfério) de ocasião. É melhor, aí, ser freudiano. Freud dizia: _ ‘quando eu falar alguma coisa que você não compreender é poque eu não sei o que estou dizendo’.

· “A segunda clínica invalida, ridiculariza a idéia de cura” (JAM). Ela relativiza o efeito terapêutico. Cura é um pacto social. A psicanálise trabalha com o incurável do homem, que é a não relação sexual. Isso não se cura.

· Curiosamente, é através da cura pela palavra que você chega ao não falável, à Alecta.

· O grande problema do analisando é quando ele chega perto do final de análise, porque enquanto está em análise, ainda há esperança.

· A pior pecha para o analista é o bom senso. Nunca tratem ninguém pelo bom senso. O bom senso é identificação. É dividir a sua alienação, a sua idiotia. O bom senso é idiota e por isso todo mundo compreende.

· Se alguém quer ser bem compreendido, abandone a psicanálise já. A psicanálise é o reino do mal-entendido e não do bem-entendido. Jamais superaremos o mal-entendido.

· O desejo do analista é fazer você singular, que você seja capaz de discernir aquilo que faz a sua diferença. Achar a sua singularidade e responsabilizar-se por ela. Isso só se obtem por uma redução das identificações, por uma precipitação, destacando aquilo que sempre se repete. Aquilo que não tem nome nem nunca terá sempre se repete no mesmo lugar. Fato que faz com que Jacques Lacan diga que o real é aquilo que volta sempre ao mesmo lugar.

· A gente é psicanalista porque não sabe ser outra coisa na vida.

Foi uma aula MARAVILHOSA !!!!

Veja mais novidades da psicanálise no site: http://www.jorgeforbes.com.br/br/index.asp

sexta-feira, fevereiro 13, 2009

RC - EU TE AMO TANTO




Eu Te Amo Tanto

(Roberto Carlos)


Eu não me acostumo sem seus beijos
E não sei viver sem seus abraços
Aprendi que pouco tempo é muito
Se estou longe dos seus braços
E por isso eu te procuro tanto
E te telefono a toda hora
Pra dizer mais uma vez "te amo"
Como estou dizendo agora

Faço qualquer coisa nessa vida
Pra ficar um pouco do seu lado
Todo mundo diz que não existe
Ninguém mais apaixonado

Meu amor, você é minha vida
Sua vida eu também sei que sou
Cada vez mais juntos
Quem procura por você
Sabe onde estou

Olha, eu te amo tanto e você sabe
Sou capaz de tudo se preciso
Só pra ver brilhar a todo instante
No seu rosto esse sorriso

Faço qualquer coisa nessa vida
Pra ficar um pouco do seu lado
Todo mundo diz que não existe
Ninguém mais apaixonado

Meu amor, você é minha vida
Sua vida eu também sei que sou
Cada vez mais juntos
Quem procura por você
Sabe onde estou

Olha, eu te amo tanto e você sabe
Sou capaz de tudo se preciso
Só pra ver brilhar a todo instante
No seu rosto esse sorriso

sábado, fevereiro 07, 2009

O LEITOR


O Leitor (The Reader) estreou ontem nos cinemas da cidade e faz parte dos concorrentes ao Oscar deste ano. É um forte concorrente.

Fui na estréia com minha amiga Teresa Ribeiro, que sempre sabe o que há de bom para ver, principalmente em se tratando de cinema.

Hanna inicia Michael no amor, mas, em troca, pede que ele leia para ela todos os livros que puder de Homero a Tolstoi, de Tchekov a Schiller.

Embora trate do holocausto, esse não é o tema principal do filme. O tema principal é a verdade, ou as várias formas de expressão da verdade. Mais que a verdade, talvez seja a ética a grande questão do filme. Que direito temos de salvar uma pessoa dizendo uma "verdade" dessa pessoa? Sua paixão era ler, ou melhor, ouvir a leitura dos grandes romances. Ela preferiu a prisão à vergonha de dizer que era analfabeta.


5 INDICAÇÕES AO OSCAR• Filme• Diretor (Stephen Daldry)• Atriz (Kate Winslet)• Roteiro adaptado (David Hare)• Fotografia (Chris Menges e Roger Deakins)

O filme é baseado no romance autobiográfico do alemão Bernhard Schlink, best-seller traduzido para 40 idiomas.

A direção é de Stephen Daldry e no elenco estão: Ralph Fiennes (Michael Berg), David Kross (Michael Berg - jovem) e Kate Winslet (Hanna Schmitz).

O site oficial do filme é muito bom, com vários clips, entrevistas, comentários e fotos.

http://www.thereader-movie.com/


E se quiser ver só trailer, aproveite:





Embora não tenha nenhuma relação direta, me lembrei de um filme que gosto muito: FINDING FORRESTER. Veja em seguida.

FINDING FORRESTER

Finding Forrester (Encontrando Forrester no Brasil, Descobrir Forrester em Portugal) é um filme de 2000 realizado por Gus Van Sant e estrelado por Sean Connery e Robert Brown. É um filme que gosto muito e não me canso de assistir.

Trata-se do encontro entre um velho escritor reconhecido - William Forrester (Sean Conners) - e um adolescente negro do Bronx de New York - Jamal Wallace (Robert Brown). Forrester ensina literatura e a arte da escrita a Jamal. Amizade, racismo, preconceito, inveja, são temas desse filme. Veja aqui o trailer:



Uma das lições de Forrester: primeiro escreva um rascunho com o coração, depois escreva outro com a cabeça. O segredo é escrever, escrever, escrever .....

Música-tema do filme FINDING FORRESTER: Somewhere over the raimbow / What a wonderful world com o cantor hawaiano Israel Kamakawiwo'ole (May 20, 1959 -- June 26, 1997)





Somewhere over the raimbow - com Eric Clapton


quinta-feira, fevereiro 05, 2009

FREUD E LACAN NA CLÍNICA DE 2009




O Corpo de Formação em Psicanálise do Instituto da Psicanálise Lacaniana- IPLA trabalhará neste ano de 2009 a atualidade clínica dos quatro conceitos fundamentais da Psicanálise: inconsciente, repetição, transferência e pulsão. Esses conceitos, que Freud inventou e que Lacan formalizou, serão vistos de uma forma que responda claramente aos novos sintomas da paisagem da globalização.

Veja a programação: http://www.psicanaliselacaniana.com/cursos/documents/Programa2009.pdf

Nesta segunda-feira, 9 de fevereiro, haverá a aula inaugural de Jorge Forbes sobre o tema do ano: Freud e Lacan na Clínica de 2009. IMPERDÍVEL !!!