quarta-feira, outubro 31, 2007

O QUE É O AMOR?


Este foi o tema do programa Saia Justa - GNT, de hoje. Cada uma das “saias” escolheu uma história dos clássicos da literatura que melhor representasse para elas o que seria o amor.
Betty – Romeu e Julieta
Márcia – Dom Quixote e Dulcinéia
Soninha – Madalena e Jesus; Helena de Tróia e seus apaixonados
Maitê – Gabriela e Nacib (do livro Gabriela, cravo e canela)
Mônica – Tristão e Isolda

Chamaram Jorge Forbes para colocar no divã as histórias escolhidas por elas e responder a pergunta: O que é o amor?

Comentário de JF :
Os casos escolhidos da literatura mundial são sempre os trágicos. São amores que embora sejam expressos, o são exatamente na sua impossibilidade, que não muda – por isso o trágico, com seu fim impossível. Cada uma das histórias escolhidas (embora Gabriela e Nacib sejam um pouco diferentes) falam dessa impossibilidade. São histórias que nos dão um companheirismo: não é só comigo, esse meu grande amor é impossível como o de Tristão e Isolda, e assim por diante. Talvez seja necessário que cada um de nós possa dar um passo além e abrir mão da segurança do trágico, da segurança do impossível como tal, para passar do impossível para a invenção.
Meu amor é impossível, mas, apesar disso, eu te amo.

Maitê disse que não entendeu a proposta de JF. Mônica tentou explicar: temos que dar um passo além para tornar o amor possível.

Márcia concordou com JF. Acha o amor impossível e assimétrico. Disse que o sujeito é olhado e capturado – o amante é aquele que é capturado, geralmente por uma mulher, aquela que captura, que é a amada.

Mônica diz que o amor é uma equação, que pode ser possível ou impossível e se pergunta como resolvê-la. Qual é a resultante? Comenta que Jorge Forbes costuma dizer que não existe prova de que o amor seja justo, que homens e mulheres têm formas de satisfação muito diferentes. O amor é sempre inadequado e bagunceiro.

JF faz outro comentário:
Amor impossível é o amor que não tem intermediação. É o amor do encontro, é o amor da surpresa, do inusitado – sem lugar. É um amor incômodo. Não é o amor do pouso, é o amor da plataforma, que te acorda em vez de fazer dormir. É o amor que te irrita, por que não dizê-lo? É o amor que faz com que você encontre uma solução, uma expressão para ele – às vezes temporariamente, outras rapidamente – e faz com que logo em seguida se pergunte: será que eu consegui? Ou então o outro a quem você declarou o amor te pergunta: será que você me ama mesmo?
O amor impossível talvez seja a maior característica de nós, humanos. Nosso amor é impossível na essência, porque nunca encontraremos a justa posição (juxtaposição) entre os amantes.


Gostei.
Essa fórmula deu certo no programa. JF dá o tom e as discussões ficam mais interessantes.

Eu digo que amar não é fácil. Dá trabalho. Mas é o que nos move. O amor responsável. O amor que faz crescer, que arrisca. É uma aposta.

E você, o que acha?

Se quiser ver de novo, aqui vai a dica:

Saia Justa - GNT

Amor

Neste programa vamos discutir se o amor ainda é uma equação possível.O psicanalista Jorge Forbes diz que não há provas de que o amor seja justo e afirma que o sentimento é inadequado e bagunceiro. As meninas decidem procurar na literatura grandes histórias de amor. Não Perca!


quinta - dia 01 às 04h00, 10h01, 14h02

sábado - dia 03 às 23h00

domingo - dia 04 às 05h00

sexta-feira, outubro 26, 2007

A VIDA DOS OUTROS


A vida dos outros - é um filme alemão, vencedor do Oscar 2007 de Melhor Filme Estrangeiro. Está na 31a Mostra Internacional de Cinema, até 1 de novembro de 2007.

http://www2.uol.com.br/mostra/31/p_exib_filme_234.shtml

Este filme me foi recomendado por Maguy como o melhor filme dos últimos tempos. Desde então estou atenta à sua estréia aqui no Brasil.

Fui ver nesta quinta-feira. E concordo com Maguy.

O longa alemão Das Leben der Anderen (A Vida dos Outros), sobre as atividades da Stasi, a polícia secreta da ex-Alemanha Oriental, é o primeiro do diretor Florian Henckel Von Donnersmarck, de 33 anos.

A Vida dos Outros é um filme elegante e preciso. Como perfeccionista aplicado, Von Donnersmarck domina cada centímetro quadrado da tela, seguindo a tradição de Alfred Hitchcock. Durante cinco anos, o diretor dedicou-se à minuciosa pesquisa histórica sobre o tema, aprofundando-se durante meses nos detalhes, sem fazer concessões.

O filme retrata a influência destruidora da Stasi, o serviço secreto da antiga Alemanha Oriental, na vida privada dos cidadãos da época em que Berlim era dividida em dois mundos opostos. Começa em 1984 e termina com a queda do Muro de Berlim.

Como lidar com o poder, com a ideologia, com a ética?
É emocionante! Recomendo.

E a trilha sonora é do "primo" Gabriel Yared (o mesmo de O Paciente Inglês).

Não deixe de ver.

domingo, outubro 21, 2007

O JUIZ E O PSICANALISTA








O IPLA ousa mais uma vez.
O diálogo entre profissionais do direito e da psicanálise aconteceu no sábado, 20 de outubro, das 9h até 18h.
Juízes de direito, professores da USP e da UNIMEP, psicanalistas e educadores discutiram temas interessantes e de importância nos dias de hoje:
- como julgar hoje; psicopatologia no mundo globalizado; o psicanalista como criminólogo; os casos de violência inusitada, como o sequestro de Natascha Kampusch.
Esse diálogo tem que continuar!

PARABÉNS JOYCE PASCOWITCH

A festa de aniversário da revista Joyce Pascowitch foi o maior sucesso, assim como é o sucesso da revista, que há um ano revoluciona esse mercado.

Joyce chegou de New York de manhã e à tarde estava linda, feliz, recebendo os amigos na bela mansão da Rua Canadá - Consulado de Portugal.

Claro que tinha que sair numa foto com Leticia e Fabinho, meu afilhado querido.

Tudo estava bonito: a casa, o jardim, a decoração, a iluninação, a música, os drinks lindos de H2O e frutas, as comidinhas e doces deliciosos, a animação, alegria, muitas pessoas queridas. Os presentes, um mimo: bolsas John John, com toda a coleção das revistas JP e kit verão.

Joyce sabe fazer uma festa. E os amigos demonstraram como ela é querida e merecedora desse sucesso.

Veja as galerias de fotos da festa:

http://glamurama.ig.com.br/galerias/026501-027000/26705/26705.html

http://glamurama.ig.com.br/galerias/026501-027000/26710/26710.html

http://glamurama.ig.com.br/galerias/026501-027000/26704/26704.html

sexta-feira, outubro 19, 2007

MARIA CLARA VEM AÍ



Maira está ligeiramente grávida de Maria Clara.

Hoje foi o chá de bebê.

fraldas, chupetas, roupinhas, brinquedinhos, etc

Maria Clara já nasce mimada e muito amada.

Léa também foi prestigiar a "neta" postiça.

Ficamos lembrando e rindo das histórias do SENAI, quando conhecemos Maira.

Cuidar das pessoas que cruzam nosso caminho e se tornam parte da família, é muito gratificante. Salve Maria Clara!

quinta-feira, outubro 18, 2007

SAPERE AUDE


No programa SAIA JUSTA de hoje, no GNT, Monica Waldvogel convocou Jorge Forbes - "nosso psicanalista de plantão" - a responder a duas perguntas:

1) quando a gente pode dizer às pessoas o que acha delas?

2) há um limite para isso, ou não tem jeito, a vida é assim?

Jorge Forbes respondeu:

As pessoas querem ouvir a verdade do outro sobre si mesmas porque sempre acham que a verdade do outro é uma mentira sobre elas.
E assim fazendo, ouvindo do outro, não ouvem a si mesmas. Kant colocou, no dístico do iluminismo, a frase de Horácio “Sapere aude” – “ousar saber”. Ou seja: ouse saber você sobre você mesmo, naquilo que você consegue saber. E é difícil.
Quando a gente não quer saber da gente, pergunta para o outro: O que você acha de mim?
Se ele achar ruim, a gente se afasta desse outro.

E quanto à forma que o outro fala essas coisas pra gente, podem ser divididas em duas maneiras gerais:
1) produto do raciocínio
Quando o outro raciocina sobre alguma coisa e diz isso pra gente, é moralista na maior parte das vezes: “Você tem que agir como eu penso ou como eu ajo.”

2) raciocínio do amor
“Você não sabe, mas você me ama.”

Por outro lado, existe outra forma da gente tocar as pessoas, que não é pelo raciocinar, é pelo ressoar. É como diz o termo: você toca o outro. Ou, como dizem os moços: “tá ligado?” Você não tem certeza do efeito imediato, mas a longo termo, é muito efetivo.
Tá ligado?

As "saias" gostaram da fala de JF.
Monica , Beth e Marcia ficaram comentando a resposta. Marcia chegou a dizer que "achou muito legal o que JF falou". Soninha, pouco comentou. Maite não conseguiu disfarçar que ficou muito surpresa, com um sorriso sem graça. Ela tinha falado, poucos minutos antes, que mesmo que um amigo não goste, no primeiro momento, do que você disse a ele, depois isso vai fazer efeito e ele pode mudar de idéia. A reação negativa vai se transformar com o tempo.
Curioso, lembra a fala final de JF.
Que saia justa!

Mas, que o programa fica muito melhor quando JF participa, ninguém duvida!

E de onde veio a expressão SAPERE AUDE? Aqui vai a dica:

SABER OUSAR

“Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir–se de si mesmo sem a direção de outrem. Sapere aude! [saber ousar] Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento” (KANT, I. Resposta à Pergunta: O que é Esclarecimento? 5 de dezembro de 1783).

Os motivos que levaram Kant a escrever "O Que é Esclarecimento?" estão relacionados à mesma questão proposta pelo jovem teólogo Johann Friedrich Zöllner (1753-1804) que se manifestou com irritação contra uma proposta anônima, que surgiu em meados de 1783, para abolição do casamento religioso. Kant levou a sério o questionamento desse pastor, lançado na revista Berlinische Monatsschrift, de setembro de 1783, e preparou a sua resposta que foi publicada no mesmo periódico em dezembro de 1783.
(História da filosofia moderna: http://br.geocities.com/discursus/moderna/oquescla.html)

sábado, outubro 13, 2007

MAIS DELICADA


Maricota enviou um comentário sobre o show de Teresa Cristina:

Teresa Cristina e suas Sementes nos remetem à velha sensação de Herminio Bello de Carvalho: "vista assim do alto, mais parece o céu no chão..." Aliás, peço licença poética a uma portelense para comparar a sensação que ela me causou, à sensação que Mangueira causou ao Bello Hermínio, mas se o coração de Paulinho da Viola "andou errado" nesse samba, acho que eu também posso dar meus pulinhos fora do compasso, né?

Como é bom vê-la e principalmente ouví-la em sua despretenciosa grandeza! Que elegância! Que sensibilidade, naqueles tão poucos anos de vida!

Começou a noite com os sambas de autoria dela, que como diz nosso Zé Geraldo, têm a difícil missão de "inovar dentro do tradicional". E não é que eles conseguem? "E não se fala de outra coisa" por aí... Que delícia ser brasileiro e não precisar de legenda para entender o que ela canta! E mais uma vez uso Hermínio, para dizer que nela "a poesia anda descalça ensinando um modo novo da gente viver... De sonhar, de pensar, de sofrer..." Até chegar aos grandes sambistas e ao seu irmão de trono, o Da Viola, foi um caminho suave...

"Pé do Lajeiro", maravilhosa, de João do Valle, ficou ainda mais maravilhosa com a nossa divina!

O bis do final, como você bem o disse: foi outro show à parte, e no dia 12, de Nossa Senhora Aparecida, Teresa ainda nos presenteou com aquela letra linda de Paulo César Pinheiro : "Portela! Eu nunca vi coisa mais bela... Parece o manto azul da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida"... "Salve o samba, salve a Santa, salve ela! Salve o manto azul e branco da Portela! Desfilando triunfal lá no altar do carnaval!"... Foi de arrepiar!!! E eu que andava descrente dessa juventude babaca, quando vi aquela moçadinha caindo no samba voltei a crer no que não mais cria: nem tudo está perdido! Neste país que se envergonha de suas raízes e que ainda não aprendeu a se ver no espelho, a própria Teresa Cristina canta a bola: "Se negro soubesse o talento que ele tem, não aturava desaforo de ninguém" (ou qualquer coisa parecida, que eu ainda não decorei esse samba. Ainda!). É. mas isso também já está mudando e espero viver para ver a hora que o "gigante adormecido" acordar. Não vai ter pra mais ninguém! Não vai precisar vir nenhum Brazilianist nos mostrar do que somos capazes, heim? E aquele ufanismo bobo e a patriotada ignorante vai dar lugar a verdadeira consciência dos valores mais verdadeiros que nos movem (e comovem). Só gostaria que ela continuasse com aquelas roupas peculiares que usava antes. Achei esse novo visual muito fashion para uma sambista de morro. Gosto mais daquela coisa meio Lapa anos 50, meio Sarah Vaughan em início de carreira, meio negritude carioca, sei lá!

Mas fora isso, saí do teatro me sentindo abençoada e depois presenteada com um autógrafo dela no DVD, que comprei lá, por R$ 30,00. Mas poder vê-la e ouvi-la, tudo de novo, assim que cheguei em casa, às 11 da noite, ah! Isso não tem Mastercard que pague! Nessas horas sinto meu espírito pedabobo se "apoderar de meu ser" e quero sair por aí, ensinando a todo o mundo, o que é curtir uma boa música! Depois desisto, porque na verdade cada um tem o seu universo interior e a sua própria noção de boa música. E eu fico sem saber "se toda a beleza de que lhes falo, sai tão somente do meu coração". A Teresa "é tão grande, que não cabe explicação!"

Sarava!

Valeu Maricotinha!!!

sexta-feira, outubro 12, 2007

PAULO AUTRAN - MEMÓRIA

Selecionei dois vídeos com Paulo Autran:

- por ocasião da estréia da peça O AVARENTO, em 18 de agosto de 2006
http://www.youtube.com/watch?v=KQqNIDHYexA&mode=related&search=

- interpretando O Homem de La Mancha (1977)
http://br.youtube.com/watch?v=lRbsIqgONj4&NR=1

SALVE PAULO AUTRAN!

quinta-feira, outubro 11, 2007

LOUCO


com João Gilberto, no YouTube:
http://br.youtube.com/watch?v=2Qz9SCox3-s

Louco, pelas ruas ele andava
O coitado chorava
Transformou-se até num vagabundo
Louco, para ele a vida não valia nada
Para ele a mulher amada
Era seu mundo

Conselhos eu lhe dei
Para ele esquecer
Aquele falso amor
Ele se convenceu
Que ela nunca mereceu
Nem reparou
Sua grande dor
Que louco!


(Henrique de Almeida e Wilson Batista)

domingo, outubro 07, 2007

NOVA VIDA PARA O IPLA









Na sexta-feira, 5 de outubro, assinamos o contrato da nova sede do IPLA. Uma casa charmosa numa vila da Rua Augusta.

Gil, o proprietário, deve ser mais um participante fiel dos nossos eventos.

Quando parece que não dá pra resolver, ela aparece com uma bela solução. Denise, minha amiga e arquiteta, tem um belo projeto pela frente. Mãos à obra!

Stela Maris, que me mostrou e viabilizou os dois imóveis que mais lutei para conseguir até hoje. Quando a encontrei outro dia, por acaso, saindo de uma das muitas casas visitadas, não desperdicei a oportunidade e lancei-lhe o desafio. Ela mostrou mais uma vez sua competência!

Daniela, esta flor, que participou de tudo, por telefone, online, por sintonia, porque acredita em nosso projeto.

Rosa, meu anjo da guarda, que visitou mais de 60 casas, tem muito desejo e implicação nesse processo.

Elza, a Diretora e amiga, que foi firme até o final. Grande Elza!

JF, que de Paris acompanhou tudo, já disse que:

Não há nada que uma pessoa esteja fazendo que não seja movida pelo seu desejo.

sexta-feira, outubro 05, 2007

DELICADA


Teresa Cristina faz show de lançamento do cd Delicada, no Teatro FECAP - SP


Fui na estréia, nesta quinta-feira, comvidada de Teresa.

O teatro lotado. Teresa, embora tímida. conversa um pouco com o público. E quando canta, benza Deus!

Comprei o cd na semana passada e estou curtindo muito. Delicioso!
Muitas composições de Teresa, Paulinho da Viola - como não podia deixar de ser, Candeia - a herança de seu pai e também Caetano Veloso - Gema. O chorinho João teimoso, de João Calado, é bom demais! Os sambas que Clara Nunes cantava ficam muito bons na voz de Teresa. Neste show, homenagem a antigas cantoras do samba de raiz.

Teresa Cristina é acompanhada pelo Grupo Semente, formado por Bernardo Dantas (violão de 7 cordas), João Callado (cavaquinho), Pedro Miranda (pandeiro e voz) e Mestre Trambique (surdo).
Quatro músicos convidados participam desse espetáculo: Alexandre Bittencourt (sopros), Marcos Esguleba (percussão), Paulão 7 Cordas (violão) e Paulino Dias (percussão).
É legal ver como Teresa ganhou o público paulista. Muitos jovens na paltéia, todos cantando as músicas de cor. Um show gostoso, com núsica boa e o samba animado do grupo Semente. Além das músicas do novo cd, canta algumas antigas e novas interpretações.

O repertório do show, com a participação de Pedro Miranda em dois solos:
Cantar (Teresa Cristina)
Delicada (Teresa Cristina e Zé Renato)
Fim de Romance (T.C. e Argemiro)
Se a Alegria Existe (T.C.)
A Borboleta e o Passarinho (T.C.)
Candeeiro (T.C.)
Pedro e Tereza (T.C.)
Sete Cantigas (Vital Farias)
João Teimoso (João Callado)
Quebranto (Alfredo del Penho e T.C.)
O Samba É Meu Dom (Wilson das Neves e Paulo César Pinheiro)
A Paz No Coração (Candeia e Cabana)
Gema (Caetano Veloso)
Pé do Lageiro (João do Valle)
Carrinho de Linha (Walter Queiroz)
Canção De Amor/Saudade De Você (Chocolate/João Callado e Teresa Cristina)
Coração Imprudente (Paulinho da Viola e Capinam)
A Gente Esquece (Paulinho da Viola)
Senhora das Águas (João Callado e T.C.)
Nem Ouro, Nem Prata (Ruy Maurity).

Nem precisa dizer que o bis foi um outro show, com toda a platéia cantando e dançando antigos sambas de carnaval.

Vá correndo assistir ao show e compre o CD (Teresa e o grupo Semente autografam ao final do show).

É IMPERDÍVEL!

Difícil dizer quais as faixas mais bonitas. Adorei a versão de Gema - Caetano Veloso - Teresa me disse que a percussão é a novidade nessa interpretação- com atabaque, ganzá, agogô e tamborim do Marcio Esguleba, conga e rec-reco de Pretinho da Serrinha, surdo e tamborins do Mestre Trambique.
Mas escolhi algumas faixas para você se deliciar. É só clicar:
Cantar

Nem ouro nem prata

A gente esquece

E para não comer bola, as informações sobre o show:

TERESA CRISTINA & GRUPO SEMENTE - Lançamento do cd DELICADA no Teatro FECAP

Local: Teatro Fecap (Av. Liberdade, 532, tel. 3272-2277 - www.fecap.br)

Data: de 4 de outubro (quinta-feira) a 14 de outubro (domingo).

Horários: quinta a sábado, 21h - domingo, 19h.

Lotação: 400 lugares

Duração: 90 minutos

Preço: Sexta, sábado e domingo: R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia).
(Preço popular na quinta-feira)

Bilheteria: de terça a sábado, das 14h às 21h; domingo, das 14h às 19h, no próprio teatro.

Internet: basta acessar o portal da FECAP (www.fecap.br) e acessar a página do Teatro.

Central de Ingressos: através do telefone (11) 3188.4151 ou 3089.6999 - De segunda a sexta das 8h às 20h, sábado das 9h às 19h e domingo das 9h às 18h. (Cartão de Crédito: Master, Visa e Dinners).

Pontos de Venda: Sampa Café (Rua Vieira de Morais, 851 - Campo Belo), Showtickets (Shopping Iguatemi - piso serviços) e Teatro Gazeta (Av. Paulista, 900).

Estacionamento c/ manobrista: R$ 12,00


quinta-feira, outubro 04, 2007

Cantar
Desnudar-se diante da vida
Cantar é vestir-se
com a voz que se tem
Achar o tom da alegria perdida
E não ter que explicar pra ninguém...


Foi uma alegria abraçar Teresa Cristina, Pedro, João Calada, Bernardo e Mestre Trambique.

Lan e mamãe vieram para a estréia do show DELICADA e ganharam cd autografado.

Vale a pena assistir de novo.

Vá também e a gente se encontra por lá.









terça-feira, outubro 02, 2007

PRÊMIO BRAVO 2007


Um poeta desfolha a bandeira e a manhã tropical se inicia
Baby, você precisa aprender o que eu sei e o que eu não sei mais.
É proibido proibir

De cara, encontrei o Tom Zé, elétrico como sempre.

O Terceiro Prêmio Bravo teve como tema o aniversário de 50 anos do Tropicalismo.

A tela da Sala São Paulo exibia imagens dos tropicalistas, contando a história do movimento.
Débora Block declamava os slogans criados por Caetano, Gil, Torquato, Tom Zé, cantadas por eles, pelos Mutantes e pelas musas - Gal, Bethania, Rita Lee e Nara:

É PROIBIDO PROIBIR
E eu digo não ao não
Eu digo é proibido proibir
É proibido proibir, é proibido proibir...


Tomara que um dia de um dia seja
Para todos e sempre a mesma cerveja
Tomara que um dia de um dia não
Para todos e sempre metade do pão

Um poeta desfolha a bandeira e a manhã tropical se inicia
Resplandente, cadente, fagueira num calor girassol com alegria
Na geléia geral brasileira que o Jornal do Brasil anuncia
Ê, bumba-yê-yê-boi ano que vem, mês que foi
Ê, bumba-yê-yê-yê é a mesma dança, meu boi
A alegria é a prova dos nove e a tristeza é teu porto seguro
Minha terra é onde o sol é mais limpo e Mangueira é onde o samba é mais puro
Tumbadora na selva-selvagem, Pindorama, país do futuro
É a mesma dança na sala, no Canecão, na TV
E quem não dança não fala, assiste a tudo e se cala
Não vê no meio da sala as relíquias do Brasil:
Doce mulata malvada, um LP de Sinatra, maracujá, mês de abril
Santo barroco baiano, superpoder de paisano, formiplac e céu de anil
Três destaques da Portela, carne-seca na janela, alguém que chora por mim
Um carnaval de verdade, hospitaleira amizade, brutalidade jardim
Ê, bumba-yê-yê-boi ano que vem, mês que foi
Ê, bumba-yê-yê-yê é a mesma dança, meu boi


Mariana Aydar e Arnaldo Antunes cantaram Baby e É proibido proibir.
Baby
Você precisa saber da piscina
Da margarina, da Carolina, da gasolina
Você precisa saber de mim
Baby, baby, eu sei que é assim
Você precisa tomar um sorvete
Na lanchonete, andar com a gente
Me ver de perto
Ouvir aquela canção do Roberto
Baby, baby, há quanto tempo
Você precisa aprender inglês
Precisa aprender o que eu sei
E o que eu não sei mais, e o que eu não sei mais
Não sei comigo vai tudo azul
Contigo vai tudo em paz
Vivemos na melhor cidade
Da América do Sul, da América do Sul
Você precisa, você precisa
Não sei leia na minha camisa
Baby, baby, I love you...


E para finalizar, uma sinfonia com a música Coração Materno. Nem Vicente Celestino, nem Caetano Veloso - só a orquestra. Divino!

Uma festa da cultura: da arte, da música, da dança, do teatro, da literatura.
Salve Paulo Autran - o artista Prime premiado pelo BRADESCO.
Salve Pedro Herz - personalidade cultural do ano premiado pela CPFL.

Veja a relação dos vencedores do Prêmio Bravo 2007, no link: http://bravonline.abril.com.br/premiobravo/

Prestigiado pelo governador José Serra, Roberto Civita estava radiante ao abrir e encerrar a noite.

BRAVO!!!