quarta-feira, fevereiro 21, 2007

UMA TARDE NO CONVENTO DO CARMO


A famílida de Tony Garrido, do grupo Cidade Negra, também estava hospedada no hotel Convento do Carmo. Tony se divertia brincando com a mais nova,
uma menina muito fofa.



Este convento é um charme, acho que é um dos hotéis mais bonitos do Brasil. A gastronomia portuguesa também é maravilhosa. Vale a pena passar uns dias aqui e de quebra curtir o centro histórico de Salvador.



Não resisti à essa beleza negra e pedi uma foto com ele.

Foi o mínimo, depois de perder de sair no trio elétrico com ele e o grupo Cidade Negra, ao som de um reggae. Fica para a próxima. Não dá pra fazer tudo. E uma escolha sempre inclui uma perda.

FIM DE NOITE

O carnaval foi bom. A Bahia é sempre algo inusitado. Muita diferença em algumas coisas e quase nenhuma diferença em outras. No meio da avenida todos são apenas pessoas que curtem a música, a dança, a magia do carnaval. Fora do cordão, a miséria e a violência ainda são bastante pesadas. Mas a paisagem tão linda e a confiança na mudança são ainda mais fortes.


Caetano e Zeca, de saída para dançar com o Fat Boy.
Neste ano, Caetano quase nào deu o ar da graça no camarote de Flora e Gil. Apareceu pouco, ficou pouco e de pouca conversa.
Letícia e eu nem conseguimos chegar perto dele desta vez e olha que os dois já bateram altos papos em carnavais passados.
Parece que ele não está lá essas coisas.....






Fim de noite, vamos pra casa.










Joyce e Flora ainda tinham muito pra conversar, mesmo depois de tantos dias.




Saí do camarote quando Preta Gil e seu pai, já alta madrugada, voltavam para o camarote, depois do desfile no trio com a Grande Rio.
Até o próximo carnaval!

Fica aqui um trecho da música mais cantada do carnaval baiano, de Carlinhos Brown:

O amor me pegou
puro e verdadeiro
vai durar, vai durar
pra lá de fevereiro
quando o inverno chegar
e a festa junina,
você vai se lembrar
da gente na Ondina
Cachaça!

FAT BOY E O TRIO COM MÚSICA ELETRÔNICA


Quem diria que um inglês que faz música eletrônica faria sucesso junto com outros trios elétricos?

Pois é o segundo ano que o DJ Fat Boy Slim faz sucesso no carnaval baiano. O som monotônico invadiu a avenida e muita gente aderiu. Caetano deixou o camarote do Expresso 2222 para se juntar ao grupo.

Há espaço para tudo e todos no carnaval da Bahia!

Fabinho foi clicado no meio da muvuca. Veja aí.







O SAMBA DO RIO NO CARNAVAL BAIANO


Quando soube que o trio elétrico Expresso 2222, de Gilberto Gil, traria nesta terça-feira Zeca Pagodinho, Alcione e a bateria da escola de samba carioca Acadêmicos do Grande Rio, não tive dúvidas: vou sair na avenida.

O público adorou, apladiu Zeca Pagodinho e a Grande Rio, sambou e fez uma festa. Gil todo animado, puxava os sambas enredos mais cantados de outros carnavais e Zeca deu um show cantando seus sambas acompanhado da galera que animadamente sambava e cantava.

Ao passar em frente ao Camarote do Expresso 2222 a performance foi melhor ainda. Parecia que era um camarote institucional, pois estavam lá alguns ministros, deputados e três governadores: do Rio, de Pernambuco e da Bahia. Gil aproveitou para fazer uma homenagem aos 100 anos de frevo e cantou um frevo. Anunciou a presença do "irmão" Caetano, que cantou junto com o trio o samba-enredo da União da Ilha, que eu amo: É HOJE.


G.R.E.S UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR - 1982
É HOJE
(Didi/ Mestrinho)

A minha alegria atravessou o mar
E ancorou na passarela
Fez um desembarque fascinante
No maior show da terra
Será que eu serei o dono dessa festa
Um rei no meio de uma gente
tão modesta
Eu vim descendo a serra
Cheio de euforia para desfilar
O mundo inteiro espera
Hoje é dia do riso chorar

Levei o meu samba
Pra mãe-de-santo rezar
Contra o mau olhado
Carrego o meu Patuá

Acredito ser o mais valente
Nessa luta do rochedo com o mar
É hoje o dia da alegria e a tristeza
Nem pode pensar em chegar

Diga espelho meu
Se há na avenida
Alguém mais feliz que eu


Foi uma festa do axé e do frevo com o samba. E a escola Acadêmicos do Grande Rio, com a madrinha da bateria da Mangueira- Preta Gil, fez uma linda apresentação.
























terça-feira, fevereiro 20, 2007

O CAMAROTE ANDANTE


Letíca considera o trio elétrico de Carlinhos Brown, o camarote andante, o melhor trio do carnaval baiano.

Concordo com ela. É a segunda vez que brinco na avenida com esse trio elétrico e foi mesmo a melhor das experiências na avenida.

Chama-se Camarote Andante porque não fica ninguém em cima do trio elétrico, só os músicos e o som. O próprio Brown canta e dança na avenida e anima todos a bailarem; é a maior pipoca do carnaval. Pipoca é o termo usado para as pessoas que saem atrás do trio elétrico sem ter camiseta, fora do cordão de isolamento ou seja, o povão, a festa mesmo. E ele acolhe as pessoas, percebe quando alguma coisa pode acontecer e taz o folião pra dentro do cordão, ele inclui o tempo todo.

Ezequiel disse que não aguentaria ficar na avenida durante o circuito e quis subir no camarote do trio. O negão que tomava conta do espaço disse que não dava pra ninguém ficar lá em cima - o camarote é andante, disse ele, até o Brown fica embaixo com o povo. Aí Kiel voltou pra casa. Ah, esse meu compadre...

Neste ano, um dos tribalistas, Arnaldo Antunes, veio participar do trio, dançando na avenida. Foi chamado a cantar e junto com Brown deram o maior show. Me diverti muito dançando e cantando com eles "Passe em casa", uma das minhas preferidas do CD Os Tribalistas.

Brown é realmente uma marca diferente do carnaval baiano, uma estrela com brilho especial. Uma energia, um comprometimento, sensibilidade, que consegue ser diferentes Browns ao mesmo tempo. Basta ver as suas composições, como variam dependendo da parceria que faz.

Salve Carlinos Brown!


























BATUQUE JAPONÊS NO PELOURINHO










Para provar que o sambista está certo, um grupo de orientais, pra não dizer japoneses, pois todos eles tem os olhinhos puxados, fizeram um carnaval à parte ontem no Pelourinho. Animados e bem ritmados, mostraram que também são bons de samba. O carnaval é mesmo uma festa democrática.

segunda-feira, fevereiro 19, 2007

UM MINUTO DE SILÊNCIO

No meio dessa muvuca que é o carnaval, acho mesmo que devíamos todos fazer um minuto de silêncio, como sugere Jorge Forbes, em seu artigo publicado neste domingo no Estadão, sobre o assassinato do menino João Hélio.

Precisamos mudar o rumo das coisas, pois como diz JF, o pior não tem limite.

Leia o artigo clicando no link:

http://txt.estado.com.br/suplementos/ali/2007/02/18/ali-1.93.19.20070218.49.1.xml

MUSEU DU RITMO


O Museu du Ritmo é um espaço cultural criado por Carlinhos Brown.
Um grande espaço ao ar livre, rodeado de uma contrução antiga, para dançar o carnaval de um jeito muito gostoso. É o Trio parado. No domingo estiveram lá o ILÊ e a Timbalada. Super animado! Foi lá que começamos a noitada antes de irmos para o Camarote da Daniela Mercury e depois para o Expresso 2222.

Brown também fez um museu na parte interna do lugar, com instumentos musicais, materiais de arte que expôs em Nova York, feitos por Brown e pelos alunos de sua escola de música. Também estão expostos vários quadros pintados pelo próprio Brown. Uma bela iniciativa de uma pessoa que tem um compromisso com a juventude da Bahia, com a arte e com a cultura. Já sou fã do seu trabalho com as crianças do Candeal, uma boa solução de inclusão social, há algum tempo desenvolvida por ele.
É a Bahia mostrando que a miséria e a violência podem ter outra saída.



Brown mostrando o museu para nós. Também fazia parte do grupo o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, aqui na foto.


Ezequiel, entregando a revista Joyce Pascowitch para Brown.

A revista está em seu quinto número e já é um sucesso.



Uma obra de arte:
Ezequiel é um fotógrafo como poucos. Depois de várias tentativas e novas poses do Brown, essas duas foram as melhores fotos que ele conseguiu de nós dois.
Dá pra acreditar?

domingo, fevereiro 18, 2007

DOMINGO NO SOHO









O restaurante Soho é um charme. Avança sobre o mar e com o piso de vidro, podemos ver até os peixinhos nadando. A comida é japonesa com sotaque baiano. Muito peculiar. Comemos umas delícias tipo sushi e Kiel pediu fígado de galinha assada com shoyo caramelizado. Pode? Só na Bahia!









Éramos 5: Joyce, Ezequiel, Betina, Letícia, meu afilhado Fábio e eu.
Ezequiel, num de seus estados macambúzios, recusou-se a sair nas fotos.

Fabinho, que trabalha mesmo nas horas de lazer, clicou a turma da GLOBO, que também estava lá. Faziam parte da mesa Cléo Pires, Reinaldo Gianechini, Letícia Birkheuer, Júlia Faria, entre outros. Esta e outras fotos já estão no Glamurama.

EXPRESSO 2222


É aqui, no camarote do EXPRESSO 2222 que acontece tudo de bom no carnaval da Bahia.

Recebidos por Flora e Gilberto Gil, é o ponto certo do carnaval baiano. É o melhor lugar para se ver os blocos, dançar, brincar, conversar e ainda comer um belo acarajé.

De quebra, tirar umas fotos com Gil, Mautner e a galera do Glamurama.

O GLAMURAMA está fazendo uma bela cobertura do carnaval. Acompanhe de perto: http://glamurama.ig.com.br/comissaodefrente/
Fabinho está trabalhando duro, está onde tudo acontece.
Veja as fotos de lá:



Gilberto Gil, comentando a entrevista que concedeu no carnaval passado para a Rádio Lacaniana. Disse que viu a publicação no site do IPLA e gostou muito.







Jorge Mautner contou que está lançando seu novo CD REVIRÃO no dia 10 de março em São Paulo, no SESC Pompéia e o livro O FILHO DO HOLOCAUSTO, pela editora AGIR.

Vamos lá prestigiar o guru Mautner!

Joyce e seu amigo Felipe Veloso, estilista de vários famosos, entre outros, de Caetano Veloso e Regina Casé.