quarta-feira, setembro 28, 2005

therollingstonesabiggerbang


Já saiu o novo CD dos Rolling Stones. Já elegi minha favorita: thisplaceisempty.

Walk right in.
Sit on down
And make yourself at home
Come on baby
You´re just like me
And you hate to be alone
It´s funny how
Things go around
It´s crazy but it´s true
This place is empty
Oh so empty, it´s empty without you
Come on in
Bare your breasts
And make me feel at home
You and me we´re just like all the rest
And we don´t want to be alone

It´s funny how things go around
But go around they do
This place is empty, empty, so empty without you
Yeah, this place is empty. Empty. So empty without you
It´s empty without you
Come on, simmer down
And treat me sweet and cool
At least by now you have learn´t
How to love a fool
It´s funny how things turn around
It´s crazy but it´s true
This place is empty, so empty, so empty without you
This place is empty, so empty, so empty without you

Percebi que gosto sempre das músicas cantadas por Keith Richards. Foi a mesma coisa no CD anterior - BRIDGES TO BABYLON. Esse velhinho "uva passa" sabe encantar os corações femininos.

Vou deixar aqui as duas preferidas dos dois CDs. Entre na música. THIS PLACE IS EMPTY WITHOUT YOU.

This Place is Empty You Don't Have To Mean It

domingo, setembro 25, 2005

AULA DE MASSAS FRESCAS COLORIDAS

Aprenda a fazer MASSAS FRESCAS COLORIDAS com André Genesini, nesta terça-feira próxima, 27/set – 20:00/23:00hs - Livraria Mille Foglie.

Massa de manjericão, vinho tinto, castanha e especiarias e dois molhos.

Além de fazer as massas com o Chef, você pode degustar as delícias no final.

Faça sua inscrição e bom proveito!

Local: Livraria Mille Foglie Rua da Consolação, 3542
São PauloTel. 11 3083-6777
Site: www.millefoglie.com.br



sábado, setembro 24, 2005

À FLOR DA PELE


Foi lançada uma caixa com 3 DVDs de Chico Buarque, em que ele comenta suas músicas, conta histórias e canta sózinho ou com outros cantores: MEU CARO AMIGO, VAI PASSAR e À FLOR DA PELE.

À FLOR DA PELE, é onde fala das músicas que fez para mulheres. São as músicas mais bonitas de Chico. Dizem até que ele tem alma feminina. Ele diz, que ao contrário, não entende as mulheres. Mas acha interessante o jeito das mulheres, como agem e pensam. É um estudioso das mulheres. Mais que tudo é um intérprete da alma feminina. A música À FLOR DA PELE, interpretada por Miltom Nascimento, outra versão de O QUE SERÁ, descreve aquilo que é indescritível.

Ainda cantou lindamente com Caetano TATUAGEM, que Elis Regina também já interpretou de maneira inesquecível. Acho a letra um "desbunde":

Quero ficar no teu corpo feito tatuagem, que é pra te dar coragem, pra seguir viagem, quando a noite vem. E também pra me perpetuar em tua escrava, que você pega, esfrega, nega, mas não lava.

Quero brincar no teu corpo feito bailarina, que logo se alucina, salta e te ilumina, quando a noite vem. E nos músculos exaustos do teu braço, repousar frouxa, murcha, farta, morta de cansaço.

Quero pesar feito cruz nas tuas costas, que te retalha em postas, mas no fundo gostas, quando a noite vem. Quero ser a cicatriz risonha e corrosiva, marcada a frio, a ferro e fogo. Em carne viva.

Corações de mães, arpões, sereias e serpentes. Que te rabiscam o corpo todo, mas não sentes....

Linda!!!!

Já coloquei aqui no blog outras dessas músicas que Chico cita nesse documentário, como COTIDIANO, em 20/9 e SEM FANTASIA, em 12/9.

Deixo aqui outras jóias dessa porção feminina de Chico:

Com açúcar, com afeto ; Morena dos olhos d'água

quinta-feira, setembro 22, 2005

TERESA CRISTINA - SAMBA COM GRAÇA E ALEGRIA

Quem me conhece sabe que gosto de samba e que pra mim Paulinho da Viola é o maior. Foi por ele que conheci Teresa Cristina. No ano em que Paulinho completou 60 anos, estava ansiosa, esperando o CD que ele gravaria para comemorar a data. Então ele falou numa entrevista que não gravaria nada, mas uma cantora estaria lançando seu primeiro CD só com músicas dele. Foi quando Teresa Cristina, aos 34 anos iniciou sua carreira artística. Cantava samba na Lapa com um grupo, no bar Semente - daí o nome Grupo Semente, desde seus 29 anos.

O CD duplo "A música de Paulinho da Viola" é um documento histórico. Fiquei fascinada pela voz de Teresa, clara e de uma musicalidade ímpar. Uma graça e uma alegria que valorizam tudo que canta. Influenciada por sua "madrinha"Cristina Buarque (irmã de Chico) e pela amiga Marisa Monte, foi percorrendo seu caminho junto com a Velha Guarda da Portela. Ela é portelense e vascaína, claro, como seu padrinho Paulinho.

Em 2004 gravou "A vida me fez assim", com composições suas, também em parceria com integrantes do grupo Semente, além de Paulinho da Viola e Candeia. Quando criança, seu pai ouvia Candeia mas ela não gostava. Agora é um dos compositores que mais gosta de interpretar.

No último fim de semana esteve em São Paulo, onde já tem uma legião de fãs, para lançar seu terceiro CD e primeiro DVD de um show ao vivo: "O mundo é meu lugar". Tem muitos sambas antigos, alguns que cantou em minha festa de aniversário, no final do ano passado e que ficam tão bem na sua voz. Depois de Clara Nunes, Teresa Cristina é a musa do samba. Canta Noel Rosa, Candeia, Elton Medeiros, Zé Keti, Argemiro, Casquinha e Manacéa (estes 3 últimos da Velha Guarda da Portela), Paulinho da Viola, Chico Buarque e composições suas. O CD está maravilhoso!

O show lotado nos dois dias de apresentação, contou, no sábado com a presença no palco de Mônica Salmaso. Cantaram juntas duas músicas, uma delas de Chico - Sem açucar - que interpretação!! Elas tem uma química juntas... Espero que saia logo o CD do show que fizeram no início do ano só com músicas de Chico Buarque. Além do grupo Semente (Mestre Trambique, João Callado, Bernardo Dantas e Pedro Miranda, seu marido), outros músicos convidados, entre eles, Paulão 7 Cordas, participaram do show. Cristina Buarque, no coro, veio cantar uma seleção de músicas da Portela com Teresa.

Não canso de assistir ao DVD. É um belo show, muito bem produzido. Como sempre, me encanto com as filmagens dos bastidores. Nesse DVD tem um documentário em que Teresa conta sobre sua vida, passeando pela Lapa. Tem também outra sessão com cenas de ensaios da gravação. A simplicidade e a naturalidade de Teresa e do grupo cativam quem assiste. Super recomendado!!!!

Selecionei 3 músicas para que vocês se deliciem e corram pra comprar o CD / DVD. A primeira, composição de Teresa Cristina e Zé Renato, é uma das minhas preferidas deste CD.

Pra Cobrir a Solidão ; Cem Mil Réis; O Meu Guri

terça-feira, setembro 20, 2005

PARABÉNS RICARDO!!!!


Hoje é aniversário do Ricardo Americano Freire, nosso grande amigo. Ricardo é uma das personalidades da nossa turminha. Ele é sem dúvida o catalisador, aquele que está sempre pronto a intervir, sempre presente nas discussões, ora ponderado, ora jogando lenha na fogueira.

Uma vida juntos, desde a cartilha (hoje prézinho). Outro dia ele lembrou e cantou a música das "estrelinhas", que eu cantava e representava no colégio das madres de Itapetininga. Naquele época ele era o irmão da minha amiga Ângela. Depois, na adolescência, o grande amigo.

Ricardo é metódico e conservador. Durante anos, sempre que nos encontrávamos para comer, o lugar era o Massadoro. Depois vieram outros, como o Macarrão, até a Cantina D'Amico Piolin. Quantas histórias essas cantinas contam! Quantas "baixarias" o Ricardo aprontou lá! As histórias da turminha dariam um livro e Ricardo teria um papel destacado nele.

E as músicas? Até Letícia curtiu música com Ricardo. É uma delícia descobrir um disco com ele, assistir a um DVD ou a um filme. E a história do filme "Os guuarda-chuvas do amor?"

Ricardo é o amigo solidário, aquele que sustenta a esquisitice do outro, cobrando-lhe responsabilidade. Salve nosso grande amigo Ricardo!!!!

Vai uma música para ele: Voce Não Entende Nada / Cotidiano

segunda-feira, setembro 19, 2005

STAY HUNGRY. STAY FOOLISH.


Fiquei positivamente impressionada por um artigo na Revista Fortune de 5 de setembro. Steve Jobs, CEO da Apple e Pixar Animation Studios, fez um discurso contando 3 histórias de sua vida para os formandos da Universidade de Stanford. Uma lição de vida que possivelmente ficará como um marco na lembrança desses estudantes.

Filho de mãe solteira, foi criado por pais adotivos. Entrou para a universidade, mas decidiu sair fora: era muito cara e não valia a pena. Ele disse que foi uma das melhores decisões de sua vida. Começou a assistir somente os cursos que lhe interessava, dormindo de favor no chão dos quartos dos amigos e vivendo com o dinheiro que recebia pela coleta de garrafas de coca-cola. O curso de caligrafia que fez na universidade, um dos melhores do país , deu-lhe condições de desenhar os tipos gráficos no primeiro Machintosh. Foi quando criou a APPLE. Essa foi a primeira história. Uma coisa que parecia sem sentido naquele momento, aulas de caligrafia, foi o que fez a diferença no Mac - os múltiplos tipos de fontes de letras.

Foi a primeira grande lição: se vc ficar ligado só no futuro, muita coisa do presente parece sem sentido, tolice. Mas passado algum tempo, olhando para trás, você pode observar como os pontos todos se unem.

A segunda história. Foi despedido da própria empresa que fundou - a APPLE e teve que começar tudo de novo. A terceira história foi sobre um câncer que teve e se salvou. Ele fala aqui que "A morte é a melhor invenção da vida".

O interessante na história desse vencedor é como ele lida com as adversidades da vida, com a sua singularidade. Quando ele deixou a APPLE, disse : "Eu fui rejeitado mas ainda me sentia envolvido, "in love with" e decidi recomeçar. Ou seja, não deixou o "tesão" baixar. Esse recomeçar foi para ele um dos períodos mais criativos em sua vida.

Uma frase que leu aos 17 anos marcou sua vida: "Se você viver cada dia como se fosse o último, um dia isso será verdade". Então todo dia ele se olhava no espelho e se perguntava: "Se esse fosse o último dia de minha vida eu faria o que vou fazer hoje?" Se a resposta fosse negativa em muitos dias seguidos, era o momento de mudar alguma coisa.

Outra das suas frases: "Seu tempo é limitado, então não perca seu tempo vivendo a vida de outra pessoa." Não faça o que os outros querem que você faça. Siga seu coração, siga sua intuição."

Isso tudo não é uma receita. Ele inventou uma saída para ele. É isso que cada um tem que fazer. Inventar o seu futuro Encontrar sua saída. Comprometer-se e responsabilizar-se.

Viver não é fácil. Como disse uma amiga: "Viver é para profissionais." Mas eu digo: vale a pena!

Uma música para completar: Os Argonautas

sábado, setembro 17, 2005

FESTA DE BABETE








FABINHO, CARELLI E ANDRÉ


AS ESTRELAS DA NOITE!

Joyce teve a idéia: vamos pedir para Carelli e André prepararem um jantar.

Combinamos que seria nesta sexta-feira.

Fabinho, que completara 17 anos no dia anterior, ganhou um jantar de aniversário.

Todos estavam felizes. Uma comemoração tão especial, tão carinhosa, para amigos especiais, para meu querido afilhado.

Carelli e André só vieram curtir a festa depois de terminado o jantar. Ossos do ofício.

Ezequiel não deixou de ler trechos polêmicos de seu ex-livro "Antonio Carlos Jobim - uma biografia", de Sérgio Cabral. Esse meu compadre é uma "peça rara".

Rimos muito com seus comentários irônicos.







Os pratos estavam maravilhosos.

Difícil escolher o melhor.

Mas a Fregola al Pescatore (massinha tipo letrinhas, feita no Cauim, com frutos do mar) é uma iguaria para poucos. Nem a oferecida no Fasano é melhor que essa preparada por Carelli.

As sobremesas são de dar água na boca. Ainda bem que não tinha almoçado, porque deixar de experimentar qualquer dos pratos seria um sacrilégio.

Uma bela comemoração do meu querido afilhado Fabinho. Um banquete!!!







O cardápio comestível, de chocolate branco, foi uma invenção de André.

O coquetel que antecedeu o jantar tinha grissini (feito no Cauim) com bagna calda.

A entrada: muzzarela de búfala com rúcula e hóstia crocante tartufada.

O primeiro prato: uma massa especial - fregola - com frutos do mar.

Segundo prato: filé de cordeiro ao Barolo, com risoto de berinjela.

Sobremesa: bolo mousse de chocolate e pistache, sorvete de Baileys, sorbet de côco e saquê e mini torta de rosas.

Fabinho, o aniversariante, felicitou e agradeceu aos Chefs.

Parabéns Carelli e André!!!





Carelli começou a preparar este jantar no último feriado, no Cauim.

Nesta sexta-feira chegou aqui em casa cedo, com uma energia invejável e botou mão na massa.

André tinha preparado as sobremesas e um bolo de chocolate, de uma das receitas mais antigas do mundo.

Assim que Carelli chegou, André ficou no papel de assistente do chef.

sexta-feira, setembro 16, 2005

FOTOS DA FORMATURA DO DIOGO






Diogo estava muito contente.
É muito significativo esse dia em nossas vidas.
Walter e Maria, irmãos, avós, tios, padrinhos e amigos estavam felizes.

É um acontecimento.
O início de uma nova fase na vida.
Todo início é bom.
Assim como o caminho é bom.
Aprender, começar de novo, é bom.

Viver é bom.

Uma música para o Diogo:

Amanhã

quinta-feira, setembro 15, 2005

15 de setembro - DIA DOS AFILHADOS


DIOGO E FÁBIO



Hoje é aniversário de meu afilhado Fabinho, um garoto lindo e sedutor. Amanhã ele chega de Belo Horizonte e vamos apagar as 17 velinhas. Salve Fábinho!

Meu outro afilhado, Diogo, se forma hoje Engenheiro Mecânico, pela FEI. Vamos aplaudí-lo ao receber seu diploma logo à noite. Amanhã veremos as fotos.

Hoje mostro as fotos das férias de julho, numa noite em que recebemos Fabinho, Nanda e os primos. Foi uma noite divertida. Muita alegria!

domingo, setembro 11, 2005

CAUIM - BARRA DO SAHY


SAÚDE !!!

A viagem foi boa, a companhia maravilhosa e a gastronomia, outra viagem!
Olhando as fotos dá pra entender o que estou falando.

Que lindo casal!

Os melhores anfitriões que se pode imaginar.

O que vamos comer?

O CAUIM é um ícone da alta gastronomia da região.
Sugestão de menu:
Entrada: casquinha de siri e lula grelhada (duas maravilhas que vc só encontra lá)
Salada na cumbuca (com folhas, tomate caqui, carambola e alguns toques de magia)
Espaguete com frutos do mar, tomate em cubinhos e manjericão.
Peixe do dia (provei um vermelho, delicioso) sobre molho de açafrão e risoto marrom.
Sobremesa: pudim de leite com doce de leite no centro.
Resista se for capaz!

Meu chalé na Aldeia do Sahy

A pousada "Aldeia do Sahy" é um bom lugar pra se ficar.
clique para ver o site da pousada:
http://www.aldeiadosahy.com.br/

O mar quando quebra na praia é bonito, é bonito....

Na região de praias da Rio-Santos, a Barra do Sahy é uma das praias mais bonitas.

Barra do Sahy

Aproximadamente 2km de extensão, entre 2 morros, o mar é azul com ondas fracas.
Uma boa praia e um lindo visual.

sexta-feira, setembro 09, 2005

NOITE - DIÁLOGO FILOSÓFICO


Noite
Carlos Drummond de Andrade

Há tantas coisas germinando na noite, que nem sei como enumerá-las. À noite nascem as revoluções tanto as que vão triunfar como as que só se realizam em pensamento, e são quase todas. Os revolucionários viram-se, inquietos, na cama. E também os que se converterão, pela manhã, a religiões novas. E os amorosos. Análises emocionais levadas ao extremo da tortura arrastam-se pela horas lentas da noite. Como a noite é rica! A noite é o tempo de não dormir; é o de velar e procurar; de criar mundos.
Demétrio quis prolongar a noite obturando todas as frestas do quarto, para que não entrasse a luz. Luz não entrou. Demétrio gozou da noite plena, continuada, e todos os pensamentos lhe floresciam. Construiu sistemas filosóficos. A escuridão era propícia a teorias políticas. Nenhum crítico foi mais perspicaz do que Demétrio, na literatura e nas artes. Aquela noite era fantástica. Demétrio quis experimentar as sensações de horror, êxtase, humilhação, glória, poder e morte. Morreu, mesmo no escuro. Tendo sentido a morte em seu interior físico, não pôde mais tirá-la de si. É o único morto, conscientemente morto, de que já ouvi falar nesta vida. A noite é fantástica.

Contos Plausíveis, in Andrade, C. D. (1992): Poesia e Prosa, Rio de Janeiro: Aguilar, pg. 1240.


Diálogo Filosófico
Carlos Drummond de Andrade

As coisas não são o que são, mas também não são o que não são - disse o professor suíço ao estudante brasileiro.
Então, que são as coisas? - inquiriu o estudante.
As coisas simplesmente não.
Sem verbo?
Claro que sem verbo. O verbo não é coisa.
E que quer dizer coisas não?
Quer dizer o não das coisas, se você for suficientemente atilado para percebê-lo.
Então as coisas não têm um sim?
O sim das coisas é o não. E o não é sem coisa. Portanto, coisa e não são a mesma coisa, ou o mesmo não.
O professor tirou do bolso uma não-barra de chocolate e comeu um pedacinho, sem oferecer outro ao aluno, porque o chocolate era não.

Contos Plausíveis, in Andrade, C. D. (1992): Poesia e Prosa, Rio de Janeiro: Aguilar, pg. 1261.

quinta-feira, setembro 08, 2005

A FELICIDADE NÃO SE COMPRA


Da janela do meu quarto, olhando a mata atlântica, penso nesse clássico de Frank Capra. Parece uma história ingênua, mas como tudo que é simples, é grandioso e profundo. É um filme de 1948, com o grande James Stewart no papel principal. Um dos filmes da minha lista de preferidos. Se vc quiser aproveitar a oportunidade, veja no Telecine Classic hoje às 23h30.

Para os amantes da obra prima de Miguel de Cervantes, o Espaço Cultural Instituto Cervantes, apresenta diariamente, até 23 de setembro, uma mosrtra com todos os filmes (exceto dois deles - como o de 1972, com Peter O'Toole) sobre Dom Quixote. Vale a pena conferir!

A revista BRAVO! está muito legal este mês. Gal Costa é a capa. Veja versão online clicando no link:

http://www.revistabravo.com.br/impressa.php?edit=su&numEd=96

Por ora é só. Vou almoçar no Caium com Tetéia e Carelli. Experimentar as delícias daquela cozinha, com uma taça de vinho. E rir muito com as histórias de Tetéia.

A felicidade não se compra, se faz.

quarta-feira, setembro 07, 2005

DIA DA PÁTRIA


7 de setembro - dia da Independência.

Que situação! O Presidente falou à nação com os olhos esbugalhados: enfrentar a crise contra todos os obstáculos.

Manifestações públicas em todo o país, muitas em forma de deboche. Como não lembrar do governo Collor? Inevitável.....

É hoje também o aniversário de Maricotinha. Parabéns!!!

Esta música é para ela: Bom Conselho

terça-feira, setembro 06, 2005

VOCÊ QUER O QUE DESEJA?

Gosto de ter sempre à mão os livros que gosto. Tenho meus livros de cabeceira, os livros mais recentes que ainda estou namorando, os livros que estou lendo, aqueles que estou estudando, uma pilha de livros. Às vezes lembro de alguma coisa interessante e busco o livro para reler e descobrir outras coisas nele.
Livros são muito caros para mim. Gosto de apreciar a textura do papel, o tipo de letra, gosto de sentir o livro. Meus livros podem ser lidos em minha casa, não empresto pra ninguém.
Gabriel, um amigo de Letícia, que quero bem, gostava de ler um livro de Buñel: Meu Último Suspiro (um presente de Ruy Messias). Disse a ele que não deixava que ele levasse o livro com ele mas sempre que viesse em casa podia continuar a leitura. Por quase um ano ele leu partes desse livro em casa. No aniversário dele do ano passado resolvi comprar um exemplar desse livro pra ele. Estava esgotado. Consegui encontrar num sebo um exemplar muito bem cuidado e Gabriel ficou muito feliz com o presente.
Tenho ciúmes dos meus livros. Gosto de sublinhar o texto, fazer anotações, interagir com o livro.
Hoje, relendo VOCÊ QUER O QUE DESEJA, resolvi publicar aqui alguns pensamentos profundos que sublinhei de leituras anteriores:
Cada um deve ser responsável por sua paixão.
Temos que nos dar conta de que o desejo é sempre surpreendente. Para melhor ou para pior.
O desejo humano é antagônico às soluções de "todo mundo tem de", às soluções totalitárias.
"Não se explique, não se justifique". Essa máxima não convida à tirania, nem à arrogância. Diz, simplesmente, do preço que se paga quando se ousa sair do esperado da ordem unida.
O fantasma é coletizável, o sintoma é singular. Por isso é que o resultado, o resto de uma análise, é um sintoma, um saber fazer, um estilo singular.
A felicidade é uma responsabilidade humana. Não é para os covardes.
Não podemos esperar que nossa decisão seja compreendida. Porque, se fosse compreendida, ela seria razoável, e aquilo que é razoável não é decidido no risco. Normalmente, aquilo que é razoável é chato. E aquilo que é decidido é apaixonante. A decisão se decide na paixão. Decisão e paixão estão juntas.
O objetivo da analise é captar as palavras capazes de tocar e modificar o corpo do analisando.
A psicanálise está sempre lembrando, a cada momento, que o mundo é incompleto e que há um sujeito que tem que se responsabilizar por isso.
Já não se faz análise para resolver os impasses do desconhecido através de um saber. A análise permite uma maneira diferente de lidar com o que não sabemos.
Ah, mas não é nada fácil o exercício da expressão do querer. A pergunta: "Você quer o que deseja?" é uma das mais difíceis de responder. Por isso você está lendo este livro. Continuemos.

Este livro de Jorge Forbes é mesmo muito bom. Vou continuar lendo....

Vai aqui pra completar, uma música do Cole Porter, numa versão de Carlos Renó, com Chico Buarque e Elza Soares. MARAVILHOSA!!!!

Façamos (Vamos Amar)

segunda-feira, setembro 05, 2005

CARDÁPIO COMESTÍVEL


A criatividade anda à solta na gastronomia. Até o cardápio pode ser degustado. Se for de chocolate, como propõe André, já fica de sobremesa. É só completar com o café!

Veja a reportagem que saiu na Isto É Dinheiro:

http://www.terra.com.br/istoedinheiro/417/estilo/comer_olhos.htm

domingo, setembro 04, 2005

TRADUZIR-SE (FERREIRA GULLAR)


Uma parte de mim
é todo mundo:
outra parte é ninguém:
fundo sem fundo.

Uma parte de mim
é multidão:
outra parte estranheza
e solidão.

Uma parte de mim
pesa, pondera:
outra parte
delira.

Uma parte de mim
almoça e janta:
outra parte
se espanta.

Uma parte de mim
é permanente:
outra parte
se sabe de repente.

Uma parte de mim
é só vertigem:
outra parte,
linguagem.

Traduzir uma parte
na outra parte
— que é uma questão
de vida ou morte —
será arte?


Na Vertigem do Dia (1975-1980)

sexta-feira, setembro 02, 2005

AS FIGURAS DO BEM E DO MAL NA EDUCAÇÃO






















Muito bem , meu amor
muito mal
meu amor
o bem e o mal
estão além do medo
e não há nada igual
o bem e o mal sem segredo
as marchas do carnaval
muito mal meu amor
muito bem

nem vem com não tem
que tem
tem de ver
na praça da capital
muito mal
meu amor
tudo igual
nada igual ao bem e ao mal
2 (experimente é legal)
eu creio que existe o bem e o mal
mas não há nada igual
e tudo tem mel e tem sal

TORQUATO NETO
julho / 1971
CLIQUE PARA OUVIR: Meu Bem, Meu Mal