quarta-feira, agosto 31, 2005

DA INDIGNAÇÃO À AÇÃO

Hoje às 11h, aconteceu um manifestação com a participaão de representantes da sociedade civil brasileira, no auditório XI de Agosto da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. O manifesto, redigido por um grupo de 40 pessoas, entre as quais, Miguel Reale Jr., Belisário dos Santos Júnior, Oscar Vilhena Vieira e Chico Whitaker. foi lido e assinado por todos os presentes:

Fatos convocam a sociedade civil. Todos que assinam o presente manifesto consideram que diante da grave crise política é urgente agir.
Não se pode transigir. Punições firmes e proporcionais às faltas praticadas são o único desfecho que os cidadãos brasileiros aceitam para as investigações em curso.
Isso só não basta. Nunca apareceu tão claramente a necessidade de uma reconstrução republicana, com mudanças profundas em nossas instituições políticas. Esta reconstrução precisa alcançar, num esforço pela prevalência absoluta da ética, todas as práticas sociais.
É fundamental, desta vez, refundar nossos sistemas político e eleitoral. Temos que atacar as origens dos desvios. Não podem se repetir os vícios nas eleições gerais de 2006. Mudanças urgem, pois a Constituição impõe antecedência de um ano para edição de regras eleitorais.
Não basta, no entanto, que a responsabilidade por uma tal refundação institucional fique restrita aos membros de um Congresso tão fortemente atingido. É essencial que toda a sociedade se engaje .
Assim, propomos que seja imediatamente iniciado, em todo o Brasil, por meio de audiências públicas supra-partidárias, um processo amplo de discussão das mudanças a introduzir em nosso sistema político e eleitoral. Esse processo deve ocorrer no prazo hoje determinado pela Constituição ou em prazo maior, caso isso seja necessário e excepcionalmente estendido este ano em face da crise.

Uma salva de palmas ecoou no salão. O público emocionado levantou-se. Todos cantaram o Hino Nacional. EMOCIONANTE!!!

Clique no site www.refundacaorepublicana.org.br para assinar o documento.

As pessoas que compunham a mesa fizeram um pronunciamento, iniciado por Miguel Reale Jr.

No hall de entrada da Faculdade, berço de todo movimento republicano do nosso país, mais uma emoção:
Pedro Antonio de Oliveira Ribeiro Neto, advogado – profissão : poeta
Presidente da Academia Paulista de Letras por quatro vezes.
Na entrada da faculdade entre Joaquim Nabuco e Rui Barbosa está
gravada em uma placa de bronze sua poesia Canto de Glória.

... Eu confio e espero em tua mocidade que é a mesma sempre, velha faculdade, pois Rui, e Rio Branco, e Nabuco, e mil outros que deram à Pátria seu nome grandioso enchendo de luzes páginas da história, vão mostrando aos moços, por felicidade, que o teu nome sempre, minha faculdade, é a melhor das rimas para a liberdade. É a melhor das chamas para o altar da glória.

O poema lido por Tetéia no Hall da Faculdade: Canto de Glória

Como não emocionar-se depois de um ato público de patriotismo como o DA INDIGNAÇÃO À AÇÃO e, na saída, ler esta poesia numa placa na parede, assinada pelo tio de Tetéia, aquele que a introduziu ao mundo da poesia, da intelectualidade e da arte?

SALVE O BRASIL!!!!!

terça-feira, agosto 30, 2005

JOYCE PASCOWITCH AUTOGRAFA SEU LIVRO NA LIVRARIA DA VILA


DE ALMA LEVE - Sutilezas do cotidiano. É o livro que Joyce lança hoje na Livraria da Vila.

Quem costuma navegar pelo GLAMURAMA já está acostumado a deliciar-se com os textos de Joyce. Algumas vezes não resisto e publico aqui no blog também. Estou feliz com esse evento hoje, porque além de prestigiar minha amiga, vou encontrar muitos outros amigos lá.

Espero que vc que visita meu blog também compareça para abraçar a Joyce e desfrutar do seu livro.

LANÇAMENTO: DE ALMA LEVE - SUTILEZAS DO COTIDIANO Joyce Pascowitch. Ed. Globo.
Das 18h30 às 21h30
Local do evento
Vila Madalena
Rua Fradique Coutinho, 915 - Vila MadalenaTelefone: 3814-5811

Para saber a localização da Livraria da Vila, clique aqui: http://www.livrariadavila.com.br/

quinta-feira, agosto 25, 2005

MAIS FOTOS DA TERCEIRA MULHER NO IPLA












O INSTITUTO DA PSICANÁLISE LACANIANA NA MÍDIA

A "TERCEIRA MULHER" por Gilles Lipovetsky, colocou o IPLA em destaque. Foi um momento muito importante para todos os membros da escola, uma alegria. Tanto para Tetéia quanto para mim, a emoção foi muito grande. Uma vitória!

Algumas matérias publicadas sobre o evento:

O Estado de São Paulo
Seção: Caderno 2
Data: 18/08/2005
Estado: SP
Cesar Giobbi:
A terceira mulher

O filósofo francês Gilles Lipovetsky está em São Paulo a convite do psicanalista Jorge Forbes e do Instituto da Psicanálise Lacaniana para a conferência A Terceira Mulher: a Nova Feminilidade, que será hoje na sede do instituto. Segundo o filósofo, a terceira mulher articula uma revolução moderna da autonomia individualista. A primeira mulher foi designada, em relação aos homens, como a metade perigosa. A segunda, como o anjo do lar.

Glamurama
Data: 19/08/2005
Estado: SP
Agenda

O Instituto da Psicanálise Lacaniana e Jorge Forbes armam a conferência do filósofo Gilles Lipovetsky: "A Terceira Mulher", na alameda Lorena

Nota com foto no GLAMURAMA:

Cabeça feita O sociólogo e filósofo francês Gilles Lipovetsky lança logo mais, nesta segunda-feira, seu livro "O Luxo Eterno", na Livraria da Vila – na Casa do Saber. Na última sexta-feira, o escritor esteve no instituto da Psicanálise Lacaniana para uma conferência com o tema "A Terceira Mulher - uma nova forma de feminilidade". Como ninguém é de ferro, depois desse encontro ele acabou a noite no Quattrino, de Mary Nigri.
22/08 - 18:39

O Globo
Seção: Prosa & Verso
Data: 20/08/2005
Estado: Rio de Janeiro

Luxo, a força-motriz da modernidade
http://oglobo.globo.com/jornal/Suplementos/ProsaeVerso/169511011.asp

Agora a missão é sustentar esse sucesso!

domingo, agosto 21, 2005

21 DE AGOSTO - ANIVERSÁRIO DE ANDRÉ



André nasceu há 34 anos, com 2,400 kg, depois de um acidente de carro em que quebrei a bacia, um braço e fraturei a cabeça. Seu nascimento foi uma vitória!

André é um filho muito dedicado, querido, uma pessoa amada pelos que o conhecem.

Tenho muito orgulho dele!

Hoje mamãe fez um almoço para a comemoração desta data: o nhoque preferido da família e um bolo de chocolate. Até o melhor chef de cozinha adoraria o menu. Cantamos " Parabéns à você " rodeados de pessoas queridas: mamãe, meu irmão, minha cunhada, minha sobrinha Marina, Ruy, Angélica e Pedro Paulo. Victor também juntou-se a nós no final do dia.

PARABÉNS ANDRÉ!!!

sábado, agosto 20, 2005

LIPOVETSKY NO IPLA, SEXTA-FEIRA, 19 DE AGOSTO

Uma noite inesquecível!
O INSTITUTO DA PSICANÁLISE LACANIANA e Jorge Forbes, receberam o filósofo francês Gilles Lipovetsky para uma conferência sobre A TERCEIRA MULHER, com a produção de Tetéia e eu.
Gilles falou durante 3 horas e meia com uma energia invejável. Falou com desenvoltura sobre a mulher de hoje, os problemas que ela enfrenta e como os homens e o mundo lidam com isso. Houve muitas perguntas e comentários. Gilles revelou-se uma pessoa totalmente implicada e com muito respeito ao seleto público que o prestigiou.
O público, de aproximadamnte 70 pessoas, privilegiadas com essa oportunidade, eram representantes da escola e da intelectualidade paulista, com boa participação mineira.
Entre os convidados, estavam: Domingos Carelli, Chantal Brissac, Cintia Garcia, Guto lacaz, Fernando Barros Martins, Hercília Tavares de Miranda, Luis Borgerth, Melanie Farkas, Mary Nigri, Marcio Peter, Paulo Montoro, Pedro Paulo Christovam dos Santos, Silvana Giangrande, Silvania dal Bosco, Ucho Carvalho, Waldic Jatoba e Lino de Macedo.
Depois de autografar livros e muitas fotos, fomos jantar no Quatrino e também comemorar o aniversário de Mary.
É a marca de uma nova fase do INSTITUTO DA PSICANÁLISE LACANIANA!

O enigma da sociedade hipermoderna é compreender como a diferença entre os dois sexos se recompõe no interior desse mundo de igualdade. As mulheres podem ocupar todos os postos, têm tantos diplomas quanto os homens, podem fazer a política como os homens mas não têm a mesma posição que os homens em relação à beleza, às crianças, à educação e mesmo em relação ao poder. Alguns dizem que a igualdade radical entre os dois sexos é uma questão de tempo. Mas eu defendo que a sociedade hipermoderna é mais complexa porque ela não é feita de papéis sexuais intercambiáveis. Os homens não querem se parecer com as mulheres e vice-versa. O futuro não será uma sociedade dentro da qual homens e mulheres terão os mesmos papéis mas teremos em contrapartida uma sociedade em que tudo estará disponível. Privilegiamos uma leitura política do feminismo quando existem demandas que são antropológicas e fazem com que a Humanidade recomponha a diferença ao mesmo tempo em que a igualdade entre os dois sexos progride. Este é o paradoxo.

Os homens continuam a lutar para manter o poder muito mais do que as mulheres. Não tenho certeza se neste plano estamos assistindo a uma revolução total. As mulheres têm uma sabedoria maior, querem autonomia mas desejam uma vida mais equilibrada que os homens. Os homens querem o bem-estar mas não é um equilíbrio idêntico.
(textos extraídos da matéria do jornal O GLOBO:
http://oglobo.globo.com/jornal/suplementos/ela/169510989.asp

VIVA A DIFERENÇA!!!!!

Fotos do jantar no Quatrino da Oscar Freire: Gilles, Teresas e Carelli.




Jorge, Teresa e Gilles Teresa, Jorge e Angélica

terça-feira, agosto 16, 2005

AGENDA DA SEMANA


A semana está agitada!!! Muitos eventos, da gastronomia à filosofia, com lançamentos de livros, conferências, muito bom!!!!

QUARTA-FEIRA, 17 DE AGOSTO, 20 -23 HORAS

Curso de massas com cor e sabor, com André Genesini

Local: Livraria Mille Foglie Rua da Consolação, 3542

São PauloTel. 11 3083-6777 Site: www.millefoglie.com.br

Maiores informações: http://www.genesini.com/gastronomia/cursos/index.htm

QUINTA-FEIRA, 18 DE AGOSTO, 19:30 HORAS

Lançamento do livro "A INVENÇÃO DO FUTURO", na livraria Cultura do Shopping Villa Lobos, com palestra dos autores: Jorge Forbes, Miguel Reale Jr, Tercio Sampaio Ferraz Jr e Gilles Lipovetsky.

O livro é resultado de dois encontros de psicanalistas, juristas e filósofos, em 2004. Entre os temas abordados, destacam-se a hipermodernidade e as possibilidades virtuais da realidade; o individualismo e sua relação com uma responsabilidade atual, intersubjetiva, porém singular; o consumo e as mídias; a quebra dos imperativos nos costumes; nas roupas e no uso do luxo, articulando as diferenças; e as soluções que se apresentam para a perda da orientação paterna na crise atual das identidades. O resultado é uma viva e rica discussão das constituições culturais e dos nossos limites, por uma renovada sensibilidade para o século XXI.

Mais informações: http://www.jorgeforbes.com.br/br/contents.asp?s=21&i=10

SEXTA-FEIRA, 19 DE AGOSTO, 20 HORAS

INSTITUTO DA PSICANÁLISE LACANIANA

Al. Lorena 1257, Casa 1 - Tel. 3061-2676

O INSTITUTO DA PSICANÁLISE LACANIANA recebe o filósofo Gilles Lipovetsky para uma conferência sobre "A TERCEIRA MULHER". Esta mulher, que conjuga a dinâmica da igualdade com a persistente dissimetria social masculino/feminino: na sensibilidade, na estética e na casa. Uma nova feminilidade!

Gilles Lipovetsky é filósofo, autor de: “O Império do Efêmero”, “O Crepúsculo do Dever”, “Metamorfoses da Cultura Liberal”, “O Eterno Luxo”, “Tempos Hipermodernos”, “A Terceira Mulher” e “A Invenção do Futuro” (em co-autoria). Nasceu e vive em Paris até hoje, faz conferências no mundo todo sobre a globalização e a hipermodernidade.

É uma oportunidade especial que o INSTITUTO DA PSICANÁLISE LACANIANA proporciona a São Paulo. IMPERDÍVELLLLL!!!!!!!!!!

O PT NO DIVÃ DO PSICANALISTA

A política tem que ser reinventada. Ficar indignado com a situação não é a solução. O Brasil encontra-se frente a um desafio muito maior do que uma faxina moral.

Jorge Forbes analisa a crise política brasileira num artigo publicado no Jornal da USP. Leia a matéria inteira. Está muito boa mesmo.

Clique em: http://www.usp.br/jorusp/arquivo/2005/jusp734/pag0405.htm

sábado, agosto 13, 2005

OCTÁVIO PAZ: A DUPLA CHAMA - AMOR E EROTISMO


"A chama é a parte mais sutil do fogo, e se eleva em figura piramidal. O fogo original e primordial, a sexualidade, levanta a chama vermelha do erotismo e esta, por sua vez, sustenta outra chama, azul e trêmula: a do amor. Erotismo e amor: a chama dupla da vida".

Octavio Paz, escritor mexicano, considerado um dos maiores da sua época, escreve neste livro um tratado sobre amor e erotismo. Grande poeta que é, fala deste tema de forma filosófica e poética.

Este livro, de 1993, foi um presente da nossa amiga Graça, sabedora do quanto gostávamos de Octavio Paz. Nesta noite vou mergulhar nas chamas deste livro.

E para completar, uma música: Mania de Você

quinta-feira, agosto 11, 2005

MAIS LACANIANAS, MAIS MÚSICA

O discurso que digo analítico é o laço social determinado pela prática de uma análise. Ele merece ser elevado à altura dos mais fundamentais dentre os laços que continuam em atividade para nós.

Um santo, durante sua vida, não impõe o respeito que às vezes lhe vale uma auréola.

Quanto mais somos santos, mais rimos, esse é meu princípio.

O pensamento é desarmônico em relação à alma.

CLIQUE ABAIXO PARA OUVIR:
E o Mundo não acabou

terça-feira, agosto 09, 2005

FOTOS DO ENCONTRO EM BUENOS AYRES


O time brasileiro deu o que falar em Buenos Aires. Estava bem representado e fez sucesso.

A Recepção de boas vindas e a de despedida foram bem animadas.

Leny mostrou que nosso núcleo de Educaçào e Psicanálise está com trabalhos de ponta.

No último dia Jorge Forbes compareceu numa mesa sobre as TCCs. Disse que não é o caso de ficar indignado com a situação porque estar indignado é próprio de quem é indigno. Antes cuidar da dignidade que do problema!!!! Foi aplaudido e reverenciado como a grande personalidade do evento.

Para comemorar esses dias portenhos, proponho o tango mais conhecido da Argentina. É ssó clicar: Caminito

LACANIANAS


Não há outra coisa na psicanálise do que a clínica analítica.

A Psicanálise não vai levar ao conhecimento de uma causa, mas à uma ação que engendra o corpo.

Não há razão na nomeação. Ela é arbitrária.

O analista é arbitrário mas não totalitário.

O analista aponta uma nova ética. Para dizer que o desejo não se compreende.

Sentimento e afeto tem significados diferentes. O afeto tem a ver com o corpo enquanto que o sentimento é a mentira do afeto.

O sintoma é o aliado do sujeito. É o ponto de honra.

Há sintomas decifráveis e outros que resistem à qualquer forma de deciframento.

O final de análise é a identificação ao sintoma.

Eu localizo na análise a causa do meu desejo.

A interpretação cria o desejo. Aí reside a responsabilidade do analista.

A forma primordial da causa é a causa do desejo.

O desejo é sempre inexplicável. Está sempre encoberto.

Todo amor é uma mutilidade.

A castração é um conceito que indica a impossibilidade de você dirigir sua vida com um conhecimento verdadeiramente adequado daquilo que lhe falta.

A angústia é a verdade da sexualidade.

Não existe aprendizado sem fantasia.

Para o analista o mundo é sempre uma interpretação.

CONTRIBUIÇÕES:

Escutar - verbo intransmissível. O presente maior é a sintonia plena da escuta. (tetéia)

domingo, agosto 07, 2005

UMA MILONGA EM BUENOS AIRES


Vir a Buenos Aires e não ir à uma milonga é sacrilégio. Porque é onde se sente a alma do tango, a musicalidade do corpo dessa gente daqui. Não é lugar de turistas, é onde os milongueiros, aqueles que dançam o tango de salão vão dançar. Não tem nada a ver com os shows de tango que se encontra nos teatros ou apresentações de profissionais. É o tango das pessoas comuns, é a dança da gente daqui. E os tangos que tocam sào aqueles antigos, lindos.

Fui com a Julieta, uma amiga argentina, apresentada pelo Ruy (mi hijo mexicano) professora de tango aqui em Buenos Aires e que dança lindamente. Várias colegas do IPLA me acompanharam e se deliciaram com a magia do ambiente. O público que frequenta é variado - homens e mulheres de todas as idades, inclusive muitos velhinhos simpáticos e quase sempre os melhores dançarinos. Há quem fique ouvindo e cantando os tangos, assistndo ao baile, mas a maioria é dançarino e vai para dançar.

A milonga tem um protocolo: sómente os cavalheiros podem convidar a dama a dançar. Para isso, a dama deve olhar firme para o cavalheiro e ao notar, se lhe interessa, o cavalheiro se levanta e vai em direçào à dama. A seleção é de 3 a 4 músicas, os pares devem ficar no salão até a última, quando toca uma música toda diferente, como uma salsa, sinalizando que a seleção terminou. Na próxima seleçào em geral mudam-se os pares. Homens e mulheres chegam com uma sacolinha com o sapato de baile. As mulheres, agora no inverno, chegam com suas botas e sentadas em suas mesas trocam pelo sapato de dança. São bem variados, coloridos e enfeitados. As mulheres exibem seus sapatos orgulhosas. Os pares dançam de corpo colado e ficam curtindo a música - a expressào de seus rostos dançando é muito bonita.

Quem for a Buenos Aires e quiser tirar a prova, vá até RIOBAMBA 416 - MILONGA BESO. Super recomendado!!!!

sábado, agosto 06, 2005

XIV ENCUENTRO INTERNACIONAL DEL CAMPO FREUDIANO, 2o ENCUENTRO AMERICANO y EL FORO DE LOS PSI


Foi meu debut neste tipo de evento. Depois de participar de todos os colóquios de matemática e estatística (não me esqueço do π-ésimo colóquio), dos encontros de avaliaçào educacional, de qualidade total, agora é a vez do mundo PSI.

Começou com uma bomba: a falta sem explicação de Judith e Jacques-Alain Miller, que chocou os 1500 participantes do evento. Mas outra bomba incendiou a sala F nas apresentações simultâneas. Leny expôs o trabalho do NUPPE e apresentou meu caso de estudo, o famoso CASO RAFA - foi aplaudida de pé. Nós, do núcleo, ficamos orgulhosos.

A livraria do evento é uma maravilha. Já tenho livros pra ler por todo o semestre. Os últimos livros de Miller, de Lacan e outras novidades. Gostei do livro REGISTROS - Mujeres y Psicoanálisis, que traz uma entrevista com Maitena (me diverti com o livro dela que comprei ao chegar).

Essas e outras sào as coisas boas desses eventos. Depois faço um resumo das mesas e debates, junto com a galeria de fotos. AGUARDEM!!!!!

quinta-feira, agosto 04, 2005

UNA MEXICANA EN BUENOS AIRES


Posso dizer que gosto muito de uma cidade se consigo pensar que moraria nela. Sei que moraria em Barcelona, Firenze - talvez, Nova York - por que não? Ciudad de Mexico foi muito bom no passado. Mas Buenos Aires, prefiro para uma viagem.

Adoro andar por Buenos Aires, gosto da cidade, principalmente das livrarias. São irresistíveis, ainda mais porque posso encontrar livros em espanhol, que minha porção mexicana se identifica tão bem.

Comprei logo um livro de Quino - YO NO FUI! (A mi lo que me assusta es como nos estamos pareciendo a lo que no queríamos....)

Me diverti com outro MAITEMA - CURVAS PELIGROSAS (Las mujeres son seres molestos?)

Fiquei curiosa com o livro BORGES Y LA MATEMÁTICA (A los matemáticos y también a Borges, les gusta exprimir las ideas, repetirlas, sacarles todo el partido posible.)

Mas o livro de Gabriel Garcia Marques - MEMORIA DE MIS PUTAS TRISTES, é de se ler de uma vez só!!!

A que le tiras cuando sueñas mexicano......

quarta-feira, agosto 03, 2005

CAFÉ ARROYO


As primeiras impressões de um lugar sempre dão o tom.

Depois de instalada, plugada no mundo, fui tomar um chá e curtir a atmosfera do Café Arroyo. Numa mesa vizinha, um grupo de mulheres comemorava um aniversário. Falavam com aquela melodia portenha natural, "ai, como me encanta!", "las empanadas son muy ricas!", "y la torta, la provaste?".....

Do piano, músicas próprias para o ambiente. Até que o pianista acertou o "tom" e tocou duas músicas, minhas favoritas. "As time goes by" e o tango "Por una cabeza", que dancei no meu aniversário.

O tom foi dado. Um bom começo.