quinta-feira, junho 30, 2005

CLICKS DA ÚLTIMA AULA NO IPLA

A festa foi na segunda-feira, mas as fotos foram tiradas na quarta-feira, antes da apresentação do filme TELEVISION, de Lacan. Faltou o violão do Ítalo e do Ariel, mas o Ciro declamou sua poesia a pedidos.
Ver e ouvir Lacan é uma outra dimensâo. Um final de semestre cheio de emoção!



quarta-feira, junho 29, 2005

FABINHO CHEGOU!

Depois de quase seis meses no Canadá, nosso querido afilhado volta pra casa. Antes de chegar, deu uma volta até o Japão com a Joyce. Esse menino tá com tudo!
Foi uma emoção recebê-lo no aeroporto. Está mais alto, magro e liiindooo!!!
André´preparou uma bela massa, mas Binho não dispensou também o tradicional arroz com feijão, bife e batatas fritas.
E deu sorte. Assistimos todos juntos em casa, a goleada do Brasil contra a Argentina. A festa foi total. SEJA BENVINDO MEU QUERIDO!


Suzana esteve presente na faixa de boas vindas.
Posted by Hello

Fabinho e seu padrinho
Posted by Picasa

Pai babão: que saudade!
Posted by Picasa

terça-feira, junho 28, 2005

FESTA NO IPLA

Ontem foi a última aula do semestre da Clínica Escola e do Curso de Formação no IPLA.
Ariel arrasou! Mostrou que além de excelente professor, toca violão e canta demaiss!!!
Depois de uma bela aula sobre a primeira e segunda clínicas de Lacan, brindamos com Proseco e comemos uns quitutes deliciosos.
Ítalo tocou violão e fez todo mundo cantar as músicas da jovem guarda. Rosa, a roqueira, também tocou e animou todo mundo.
Marta começou a sessão de poesias. Ciro continuou e Angélica declamou a letra de uma música que havia composto. Elza fez todo mundo participar.
Eu, que fui a declamadora oficial do colégio em Itapetininga, só consegui me lembrar do LEMBRETE, de Drummond:

Se prourar bem, você acaba encontrando
não a explicação (duvidosa) da vida,
mas a poeisa (inexplicável ) da vida.

Nessas horas uma máquina digital faz falta. Eu, que sempre levo a minha a tiracolo, ontem passei batido. Vamos ficar sem os clicks da noite...
Bem, guardaremos em nossa lembrança essa noite de seresta, declamações e muita alegria.

Nesta quarta-feira ainda teremos mais um encontro, que é aberto ao público: Apresentação do vídeo de J. Lacan - TÉLÉVISION, com debate coordenado por Maria Bernadette Pitteri.

Termino com a poesia recitada por Tetéia:

Saudade

Belos amores perdidos,
Muito fiz eu com perder-vos;
Deixar-vos, sim; esquecer-vos
Fora demais, não o fiz

Tudo se arranca do seio,
-Amor, desejo, esperança...
Só não se arranca a lembrança
De quando se foi feliz.

Roseira de tanta rosa
Roseira de tanto espinho
Que eu deixei pelo caminho
Aberta em flor, e parti:

Por não me perder, perdi-te;
Mas mal posso assegurar-me
-com te perder e ganhar-me
Se ganhei ou se perdi...

do livro Poemas e Canções, de Vicente de Carvalho.

segunda-feira, junho 27, 2005

PROVOCAÇÕES II

Jorge Forbes expôs sua alma lacaniana frente ao mundo através das câmeras do programa de Abujamra.

E mostrou que um psicanalista também chora e tem medo de ser ridículo.

..."Quem me dera ouvir de alguém a voz humana, que confessasse não um pecado, mas uma infâmia; que contasse não uma violência, mas uma cobardia! Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam. Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil? Ó príncipes, meus irmãos, Arre, estou farto de semideuses! Onde é que há gente no mundo? Então sou só eu que é vil e errôneo nesta terra?".... (do POEMA EM LINHA RETA - Álvaro de Campos)

E deu seu recado final: NA VIDA, NEM TUDO TEM REMÉDIO.

É isso aí Jorge Forbes, nosso psicanalista popular brasileiro.


Não entendo. Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender. Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa quando não entendo. Não entender, do modo como falo, é um dom. Não entender, mas não como um simples de espírito. O bom é ser inteligente e não entender. É uma benção estranha, como ter loucura sem ser doida. É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice. Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco. Não demais: mas pelo menos entender que não entendo. (Não entendo - Clarice Lispector: interpretado por Abujamra)


Ouse, ouse... ouse tudo!! Não tenha necessidade de nada! Não tente adequar sua vida a modelos, nem queira você mesmo ser um modelo para ninguém. Acredite: a vida lhe dará poucos presentes. Se você quer uma vida, aprenda ... a roubá-la! Ouse, ouse tudo! Seja na vida o que você é, aconteça o que acontecer. Não defenda nenhum princípio, mas algo de bem mais maravilhoso: algo que está em nós e que queima como o fogo da vida!! (texto de Lou Andreas-Salomé, interpretado por Abujamra)

domingo, junho 26, 2005

LENY MRECH -DOUTORA HONORIS CAUSA EM EDUCAÇÃO


A professora Leny Mrech está a 1000! Está na França e participou de uma conferência na Sorbonne, em Paris. Na próxima semana receberá em Punta del Este o prêmio DOUTOR HONORIS CAUSA EM EDUCAÇÃO. Seu site Educação On-Line (que você pode acessar nos Links ao lado) também foi premiado por sua importância na Educação.

Tenho orgulho de ser sua discípula. Estou assistindo seu curso "O processo de construção da pessoa em Wallon e o processo de constituição do sujeito em Lacan" na FEUSP e também participo do seu núcleo de estudos de psicanálise e educação do NUPPE-IPLA. Suas aulas são maravilhosas! Faltar em uma delas é motivo de tristeza, sei que estou perdendo muito. E essa é a sensação de todos os que assistem suas aulas e são orientados por ela. Seus livros e artigos são muito profundos e ao mesmo tempo de uma clareza rara. Seu livro PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: Novos Operadores de Leitura é uma referência para os educadores.

Salve Professora Leny !

E Jorge Forbes, que também fez uma conferência no Colóquio Franco-Brasileiro em Paris, está participando do XIV ENCONTRO INTERNACIONAL DO CAMPO FREUDIANO na mesma cidade maravilhosa, que não é o Rio de Janeiro. E mais uma vez, nesta noite - às 23h, estará com Abujamra no Programa PROVOCAÇÕES, na TV Cultura-SP. Não vamos perder essa chance de asistir à segunda parte desse programa.

quinta-feira, junho 23, 2005

Minhas músicas de hoje - IPOD

Estou me sentindo super tecnológica. Ganhei um IPOD e já aprendi a lidar com essa maravilha da tecnologia. Agora minhas músicas preferidas me acompanham em todo lugar.

De lá selecionei as músicas para hoje. Curtam comigo:

Só vou gostar de quem gosta de mim

Los Hermanos

CLICKS NA CPFL: Um amigo para decidir


Hoje em dia ou se é esquisito ou se é genérico (robô).
O confronto com nossas esquisitices faz com que procuremos um antídoto.
Um bom antídoto é o amigo.
Blog é o lugar onde publico a minha esquisitice.
A prisão terrível é a expectativa do outro.
A transparência é muito perigosa: leva a um estado de denúncia.
Quando os padrões que eu acredito não são compartidos, chego a desacreditar de mim mesmo.
Chegar ao sucesso é um problema; suportá-lo é um problema muito maior.
O amigo é a testemunha da esquisitice do outro. Ele deve apoiar sua esquisitice e cobrar-lhe responsabilidade.

(Fragmentos da fala de Jorge Forbes)


Dia 20 de Junho
Posted by Hello

CLICKS NA CPFL: O que fazer com um amigo na empresa


Dia 13 de Junho
Posted by Hello

quarta-feira, junho 22, 2005

VIAJEROS DEL SUR

Meu velho amigo e compadre Gonzalo, colombiano, matemático e poeta, conseguiu realizar um sonho: viajar desde Bogotá pela América do Sul até o Brasil, de motocicleta. Foi uma longa aventura que acompanhei por seus e-mails e fotos, torcendo por ele e seu grupo.

Recebi agora a notícia que essa aventura foi matéria de uma revista em Colômbia e dexo aqui o link para que todos saibam dos detalhes:

http://www.capitalclub.com.co/contenido/ediciones/2005/junio/destino.htm

Salve Gonzalo! Un abrazo de una amiga mexicana desde el π-ésimo colóquio de matemática.

ÓDIO AO SUCESSO


Fazer sucesso é muito perigoso para quem faz e para quem aplaude. Para este, para o público – o honorável público – alguém fazer sucesso é prova da possibilidade de ir além do lugar comum, da repetição, da virtude fácil. Quem faz sucesso incomoda independente do tamanho da platéia: desde a pequena comunidade de uma família, o irmão que faz sucesso paga caro pela ousadia.

O sucesso também é perigoso para quem o alcança: ele gera uma crise de identidade, fácil de compreender. Quem faz sucesso se destaca – falamos em obter “destaque” – se destaca do que? Do grupo, da sua comunidade, e como a identidade humana se estrutura na relação com o outro, o semelhante, o bem sucedido entra em crise. Daí a máscara que alguns têm como única solução, vide os mascarados Romários e Ronaldos.

Chegar ao sucesso é um problema; suportá-lo, sim, suportá-lo é um problema muito maior. Depende da pessoa conseguir passar a estruturar a sua identidade no seu desejo e não mais no olhar do outro. Jackson e Tyson não conseguiram; Pelé conseguiu, apesar das lágrimas e não por causa delas. A cura do ódio ao sucesso não se vende em farmácias.

Destaquei um pedaço de um texto de Jorge Forbes, apresentado na noite de 20 de junho, na CPFL. Para uma leitura integral do texto, clique em:

http://www.jorgeforbes.com.br/br/contents.asp?s=26&i=63

terça-feira, junho 21, 2005

Un mensaje de Teresa y de su hermana Hercília


Para que las palabras no basten es preciso alguna muerte en el corazón.
La luz del lenguage me cubre como una música, imagen mordida por los perros del desconsuelo, y el invierno sube por mí como la enamorada del muro.
Cuando espero dejar de esperar, sucede tu caída dentro de mí. Ya no soy más que un adentro.

Alejandra Pizarnik

domingo, junho 19, 2005

PROVOCAÇÕES


E vida? E a vida o que é? diga lá meu irmão.

E Jorge Forbes deu mais uma vez uma lição.

MARAVILHOOOOSOOOO!!!!!!!!!!!!

De diferentes formas a emoção pode marcar um corpo.

Uma tristeza, uma alegria, tanto faz.

Lá estará o resgistro. (Tetéia)

HOMENAGEM AO QUARTO CENTENÁRIO DE DON QUIJOTE DE LA MANCHA

Temos em casa uma preciosidade: um livro com desenhos de Portinari e poesias de Drummond em espamhol. Compramos no México. Hoje, revendo este livro, resolvi deixar registrado aqui minha homenagem aos 400 anos dessa obra-prima que é DON QUIJOTE DE LA MANCHA, de Miguel de Cervantes, escrito em 1605. O jornal A FOLHADE S. PAULO publicou ontem um caderno de 12 páginas sobre essa obra. Vale a pena ler!


DIBUJO DE CÃNDIDO PORTINARI - LIBRO DON QUIJOTE (POESIAS E DIBUJOS DE DRUMMOND Y PORTINARI), 1960
Posted by Hello

ESDRUJULERIAS DE AMOR PENITENTE

Em esta tierra, páramo de mi soledad
A donde no llega la música
De la voz de Dulcinea
Que por mi no suspira
Y que mal sabe que existo,
Voy a hacer penitencia de amor.
Voy a lamentar mis penas.
Y a conmover a lãs piedras
Lavándolas com lágrimas,
Rompíendolas a gritos,
Voy a enloquecer a las águilas,
A cautivar hipogrifos
Y a acariciar serpientes,
Me arrancaré la vestimenta
De fierro y de grandeza
Y sin calzones, ya desnudo
Com los documentos Del sexo
Cinicamente expuestos,
Para que aves y plantas
Disfruten Del espetáculo,
Haré mil muecas,
La cabeza em el piso y los pies al aire
Dando piruetas
Saltos mortales vitales
De amor
De amor
De amor.

sábado, junho 18, 2005

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Hoje é aniversário do Neto e vamos jantar na Cantina DÁmico Piolin. Se essa cantina falasse....Quantas baixarias hem Ricardo! Quantos papos bons! Boa parte da história da nossa turma pode ser contada nesse lugar. É muito bom ter amigos tão antigos quanto você mesmo. Os amigos fazem a diferença na vida. Salve meus amigos! Salve o Neto, que além de grande amigo, foi meu primeiro namorado.

E por falar em amigo: Não percam o programa PROVOCAÇÕES amanhã às 23h na TV Cultura. Jorge Forbes é o entrevistado da noite. Foi tão interessante a entrevista e tão provocativa que Abujamra dividiu o programa em dois blocos. Serão apresentados nos dois domingos sucessivos.

VALE A PENA!

Vale a pena também visitar o blog de gastronomia do André. Ela dá uma receita deliciosa de yogurt caseiro, que não tem acidez. Clique em:

http://www.genesini.com/blogs/temperodavida/

sábado, junho 11, 2005

O QUE FAZER COM UM AMIGO NA EMPRESA?

Mais uma noite quente de junho. Nesta segunda-feira, 13 de junho, dia de Sto Antonio, Jorge Forbes coodenará o segundo debate do ciclo AMIZADE EM TEMPO DE RISCO. Desta vez, ele traz empresários para falar da amizade na empresa. E vem poderoso, com três exemplos de sucesso:
Wilson Ferreira Jr - Presidente da CPFL Energia
Luiz Seabra - Presidente do Conselho de Administração da NATURA
Silvio Genesini - Presidente da ORACLE - Brasil

CPFL - Rod. Campinas Mogi-Mirim, Km 2,5Rua Jorge Figueiredo Côrrea, 1632 - Portaria IV Chácara Primavera
HORÁRIO: 19 h
VEJA COMO CHEGAR: http://www.cpflcultura.com.br/Modulos/Como.asp

Acho que é uma boa oportunidade de discutir um tema tão importante com pessoas que lidam com isso no cotidiano.

Não perco por nada!

quinta-feira, junho 09, 2005

MENU COM FLORES PARA SEU AMOR


No dia dos namorados um menu especial!

André vai fazer uma demonstração de um menu com flores para essa data. Vá até a SUXXAR da Vila Olímpia e aprenda a fazer um prato de atum com molho de rosas. É delicioso! Sei porque já provei. Mas não aprendi a fazer ainda... quem sabe neste sábado.

DATA: sábado, 11 de junho

LOCAL: SUXXAR - Av. Nova Faria Lima, 4433 - S. Paulo, fone: 11-3842-3200

HORA: 12h

IMPERDÍÍÍÍÍVELLLLLLLLLL!!!!!!!!!

Pra saber detalhes deste evento e de outras novidades gastronômicas, clique em:

http://genesini.com/blogs/temperodavida/

Comentários sobre A Psicanálise no Palco


A Psicanálise no Palco mexeu com muita gente. Tenho recebido feedback das pessoas que acessam o blog, embora a maioria não registre seus comentários. As pessoas não gostam de se expor. Tudo bem, cada um no seu ritmo. Mas é muito bom ouvir que as notícias sào interessantes e mais, que as pessoas estão fazendo acontecer. Veja o que disse meu amigo Flander:

Teresa! Vc esta impossivel com seu blog! E agora, mais ainda, deu um brilhante codinome para o Dr. Forbes. Essa de psicanalista popular, era tudo ,tudo o que o espirito da vanguarda psicanalitica poderia esperar. Digo isso pela importancia da psicanalise despida dos simbolicos engessantes do "standart" petrificador....Para nós neofitos, estamos nos achegando a essa vanguarda tao contemporanea...Legal! sua sacada! Parabens pelo seu blog de utilidade Publica e artistica...afinal quebrar o standart é o bicho!

Agradeço aos comentários e incentivo dos amigos!

IKEBANAS DA MINHA ÚLTIMA AULA


Um naiguerê para Graziela
Posted by Hello

uma ikebana para o fofo
Posted by Hello

I CONGRESSO MUNDIAL DE SAMBA


Já dizia o poeta: "Quem não gosta de samba, bom sujeito não é,

É ruim da cabeça ou doente do pé".

Vamos sambar! E se quiser saber os detalhes, clique em:

http://www.sambadobrasil.com/

terça-feira, junho 07, 2005

Amizade em tempo de risco


Chitão, Jorge e Xororó
Posted by Hello

Jorge Forbes
Posted by Hello

A PSICANÁLISE NO PALCO


Ontem, 6 de junho de 2005, Jorge Forbes mais uma vez ousou.
Como um psicanalista popular brasileiro, conversou com Chitãozinho e Xororó, inaugurando o ciclo de palestras sobre A AMIZADE EM TEMPO DE RISCO.
Forbes introduziu o tema da noite Amigo- irmão- parceiro, dizendo da importância do amigo no momento de inventar e de passar sua invenção para o mundo. Lembrou que, se não fossem seus amigos, Drummond jamais teria publicado seu famoso poema No meio do Caminho, onde diz: No meio do caminho tinha uma pedra....tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra....
Há uma cisão entre o que é chamado de “intelligentsia” e o povo, mas o psicanalista sabe que quem manda é o pé, não a cabeça. E Jorge Forbes mostrou que a psicanálise deve estar presente na vida da cidade, na música, na mídia.
Na vida desses cantores, a amizade é fundamental, pois amigo se escolhe e irmão não, disseram.
Quando Ruy perguntou-lhes se havia uma música que os fizessem lembrar de algum amigo, Chitão, muito emocionado, citou a música Fogão de Lenha, que lembra seu pai. Contaram a história do pai e do seu sonho de ser cantor e como isso os toca até hoje. Forbes falou como foram marcados pela força do pai, que ajudou a formar essa união. Essa união existe entre eles, entre a música sertaneja e sustenta o seu sucesso. Segundo eles, a união é real, não há inveja. Aliás, inveja é uma merda, disse Chitãozinho.
Antes de encerrar, Forbes pergunta a eles como é estar no palco sem cantar, numa conferência. _ É a mesma emoção que sentimos ao entrar na passarela do samba, homenageados pela X9, no carnaval, disse a dupla.
Como não podiam terminar sem uma “palhinha”, cantaram EVIDÊNCIAS.
Foi uma emoção só! clique para ouvir: Evidências

domingo, junho 05, 2005

NÃO HÁ RESPOSTAS PRONTAS, MAS PERGUNTAS


Qual é então o caminho?

A saída seria sempre uma invenção, algo que as pessoas estruturassem através do erro e não na expectativa do acerto. É isso que me encanta na psicanálise.

Dessa a forma a vida fica muito mais interessante. A construção de uma relação no cotidiano. A vida sendo revista e recomeçada a cada dia.

E por falar nisso, minha querida sobrinha e afilhada Graziela completa hoje 20 anos!

O que lhe desejo, minha querida, é muita sensibilidade e arte pra viver a vida por inteiro, sem medo e muito humor!

sábado, junho 04, 2005

IT´S DE-LOVELY


Se um dia fosse contar minha história através das músicas que fizeram parte das nossas vidas, seria impossível não falar de Cole Porter. Assistindo novamente o filme De-Lovely, sobre a vida de Linda e Cole Porter, nesta noite, me deliciei com as lembranças que essas músicas trazem:

Everytime you say good bye, I die a little...

It was just one of those things....

I´ve got you under my skin...

Let´s do it, let´s fall in love...

Night and day, you are the one!

When they beguin the beguine...

You´re the top!

I´m so in love with you, my dear.

It´s delicius, it´s deligthful, it´s delovely.

It´s Cole Porter. It´s you and I.

quinta-feira, junho 02, 2005

NOITES QUENTES EM JUNHO

"AMIZADE EM TEMPO DE RISCO

A amizade voltou a ser fundamental. Os afetos recobrem a paisagem de cada época, variando em importância conforme o momento. Na globalização, tempo das relações transversais do laço social, a amizade volta a ocupar um lugar precioso. Ela nem sempre foi bem vista, no mundo industrial, por criar privilégios - "aos amigos, tudo; aos inimigos, a lei". Trazer um amigo para participar de um contrato era mal visto. A amizade envolve o segredo, o que não combinava com a vida pública, cívica. Por outro lado, seria ingênuo apostar na opinião dos amigos: elogios não mereciam confiança. Preferia-se o juízo comum, frio de afeto.

Hoje, a amizade se tornou selo de excelência. Em um mundo sem garantias, de imprevisão e da necessidade de criar, a amizade permite o passo em direção à convivência das diferenças. A amizade cultiva o que temos de incomum, mais além das críticas e dos elogios. Um amigo espera de nós o inusitado a cada encontro, e nos chama a animar a relação não pelo que é normal, mas pelas vias do nosso desejo.

Hoje, é com o amigo que se quer o contrato. Precisa-se de ousadia em nossos pactos - no trabalho, nos projetos de um futuro que não apenas alimente, mas que tenha sabor.

Saímos de um mundo de líderes para um mundo de decisores: o líder contava com padrões de comportamento; o decisor - quem se expõe a fazer um caminho nunca antes percorrido - conta (precisa contar) com um amigo.

A amizade é o que sustenta o risco da decisão"

Este texto, de Jorge Forbes, é uma chamada para um ciclo de debates que terá lugar em Campinas, nas noites de segunda-feira, durante o mês de junho. Para acessar a programação clique em: http://www.jorgeforbes.com.br/br/contents.asp?s=41&i=81

E HOJE A NOITE É CHEIA DE EROTISMO
O canal "Entre Lençóis" e o Glamurama armam uma noite especial com histórias eróticas contadas pelo especialista Ilan Brenman, na Livraria da Vila.

E pra quem quer saber das novidades recomendadas pela Roberta no canal "Entre Lençóis" do GLAMURAMA, clique em: http://glamurama.com.br/lencois/

quarta-feira, junho 01, 2005

Músicas de hoje

Hoje o amor está no ar:
Amor de mis amores
Serra do luar
You don't know me

E mais depoimentos da turma de Itapetininga:

Tekinha, meu bem!
Voce sabe como eu te adoro e admiro e que procuro acompanhar todas as suas viagens e viajadas nas maioneses.
Mas (sempre tem um, heim?) infelizmente gasto todo o tempo de que disponho só na leitura do seu blog, por isso nunca consigo me manifestar about it. Perdoe essa sua amiga desorganizada, que antes nao tinha dinheiro, mas tinha tempo. Agora neither... nor... Nao posso nem filosofar em alemao porque isso me tomaria um tempo precioso, o qual ha muito nao "pissuo". Eu só pissuo um filho (que tive nos 45 min. do segundo tempo da ultima partida do campeonato, portanto foi muuuuito esperado) que me toma cada segundo e devolve em pérolas do pensamento infantil (do tipo: "Mae, largue do meu pai e case comigo"!) e muito me lembram do nosso AndrÉdipo. Lembra como ele era louco por voce? ... Valeu o sacrificio dos Andradas, né? Espero que os meus de agora tambem valham um dia e se Octávio for legal como a metade do que é André, ja valeu!

Enfim, todo esse blablabla pra me desculpar por nao participar do seu blog. Aliás, morro de inveja de voce e do Ricardo, que emblematicamente também é aposentado, por aproveitarem a vida enquanto eu fico aqui na base do "vence na vida quem diz sim" no trabalho e lava-passa-cozinha-limpa-chuleia-caseia e prega botäo... Inveja no bom sentido, como dizia o Zuenir Ventura.
Bao, querida, o dever me chama e tenho de esquentar o jantar de mis machos.

Asta la pizza Baby e vaya con uevos! (essa é de um filme do Paul Newmann, lembra?)
Beijins a todos os seus fofos!

da sempre amiga e fanzoca
maria cotinha

Blogando, encontrei umas listas de filmes selecionados. Me lembrou das listas do Ricardo e do Neto. Clique aqui: http://www.nemonox.com/ppp/topmovies.html

Queria saber o que a Letícia acharia das listas de livros que ele recomenda também. Muitos desses livros já li e gostei, mas não seria a minha lista.