sexta-feira, abril 29, 2005

UMA LEMBRANÇA DE TETÉIA


Por detrás da balbúrdia das linguagens,
das lógicas, dos discursos, das cenas e das
encenações, o analista é aquele que sabe
ouvir essa vociferação espontânea e
silenciosa que é a própria vida.

(Tetéia disse: "eu não me lembro o autor desta frase, só sei que ela é bonita! ")

quarta-feira, abril 27, 2005

IDM (Inteligent Dance Music)

Um novo tipo de música. Não é para dançar. Uns amam, outros detestam. Alguns apresentam IDM como puro ruído, pois usa e abusa de sons não-musicais. Será uma criação para o homem pós-moderno, para uma geração mutante?

Clique abaixo, ouça e dê sua opinião.
mms://wme.genesini.com/genesini.com/IDM.wma

Esta pesquisa foi feita por Angélica, uma amiga do Projeto Análise e o texto completo está no link: http://www.jorgeforbes.com.br/br/contents.asp?s=61&i=29

quinta-feira, abril 21, 2005


Naiguere - Um presente para o Ruy. Feito com muito amor e carinho.
Posted by Hello

21 DE ABRIL - UMA DATA MEMORÁVEL

Século XVIII -1792: nesse dia, Tiradentes, o herói da Inconfidência Mineira, foi enforcado e seu corpo esquartejado. Era uma repressão ao movimento de libertação do Brasil. Selecionei um site sobre a Inconfidência Mineira. É só clicar:

http://www.geocities.com/athens/marathon/9563/inconfidencia.htm

Hoje, no século XXI, o mundo reverencia a escolha do novo Papa, uma continuação do conservadorismo.

Interessante ou intrigante essa comparação?

Esse dia é importante também por ser aniversário do nosso querido amigo e compadre (padrinho de Letícia) Ruy F. Lopes. PARABÉNS!!!!

quarta-feira, abril 20, 2005

«Não há outros paraísos senão os paraísos perdidos.» (Jorge Luis Borges)


[POR TRÁS DO POEMA]

Por trás do poema
não se respira
Ventos se quebram
rolam onde o chão trabalha
um verde de outra cor
Por trás do poema
devemos estar mortos
inoticiados
Palavras emigram
vão para o labor de espessas
emoções
Por trás do poema
as chuvas se gastam
gastam-se os vôos os frutos
a alegria branca das praias
O tempo inicia seus escombros
por trás do poema
Uma rua de estátuas
cai sua cinza
cai o seu nada
de muitos séculos
E um rio em si mesmo se afoga
seca em suas areias
a vontade de mar
Não olheis nunca por trás do poema
podem vossos olhos
em sal tornar-se

JOSÉ CHAGAS

Sempre recebo as poesias do portal POESIAS.NET, criação do Machadinho, velho amigo, que sempre trabalhou com publicações da área de informática. Amante de poesias, tem como hobby essa publicação na internet.

Nào conhecia esse autor paraibano de nascimento e maranhense nas artes, mas gostei dessa poesia. Se você quiser ler mais sobre esse autor, acesse o link: http://www.algumapoesia.com.br/


segunda-feira, abril 18, 2005

DELETANDO GENTE


UMA IRONIA DE JORGE FORBES

Ordem do Dia: DELETANDO GENTE.

Delete. Delete o pai, delete a mãe, o namorado, a namorada, os amantes, os amigos. Delete tudo aquilo que não lhe importe , que não lhe traga satisfação imediata ou o incomode. Delete como no computador, delete com um toque de tecla. Você não viu a menina de Brasília que queria como presente de aniversário o pai deletado? Vivemos uma epidemia de ‘deletagens’. Delete. Não tenha memória, tenha lixeira. (uma ironia, abril de 2005)

(É uma referência à entrevista de Jorge Forbes publicada no caderno Aliás do ESTADÃO de domingo, 17 de abril, 2005).

Vale a pena conferir a entrevista de página inteira, onde Forbes fala sobre o fenômeno das "agressões inusitadas" - a doença de um mundo que descartou a figura do pai. Para ler, clique no link:

http://www.jorgeforbes.com.br/br/contents.asp?s=17&i=24

sábado, abril 16, 2005

IV FORUM EMPRESARIAL - COMANDATUBA


João Dória sabe como fazer um grande evento. De 14 a 17 de abrl, as mais importantes empresas de cada setor estão participando, através de seus presodentes, vice-presidentes e CEOs, deste Fórum cujo tema é: "EFICIÊNCIA E ÉTICA NA GESTÃO PÚBLICA".

Participaram dos debates 6 governadores de estado, incluindo Geraldo Alkimin, de S.P. e 3 ministros do governo. O dia 15 foi dedicado inteiramente aos debates e convidados como Regina Duarte, Daniela Mercury e Ana Maria Braga assistiram atentas na primeira fila.

O Hotel Transamérica da ilha de Comandatuba está superlotado. Bombou - como diz a Letícia. Algumas empresas, como a ORACLE, patrocinaram o evento, outras contribuíram com serviços, almoços, coquetéis, jantares e presentes maravilhosos. No dia da chegada e todo final de dia, o quarto é inundado de presentes maravlhosos para cada casal participante.

O hotel está cheio de estandes de empresas vendendo seus produtos, fazendo divulgação e oferecendo mais brindes. Tudo sobre mar e piscina é por conta de O BOTICÁRIO: protetor solar, creme hidratante, toalhas lindas, além de 1 kit de maqillagem. Produtos de beleza, cremes, banho e massagem ficam por conta de NÍVEA e L'OCCITANE, que mantém um SPA aqui. Ontem fui ao SPA - relaxei com 1 massagem maravilhosa, hidromassagem e caminhando nas pedras (para massagear os pés). O estande das sandálias HAWAIANAS é um ateliê de arte. Cada um pode personalizar 4 havaianas, com fitas e outras decorações, montar com cores diferentes alça e sola, é só deixar a imaginação rolar.

Como disse Gal Costa, que abriu o Fórum com um show, aqui está 85% do PIB do Brasil. E ainda vai rolar muita coisa. Depois conto mais.

quarta-feira, abril 13, 2005

Um presente

Teresa sempre reclama que não participo de seu blog. Bem, aqui está uma surpresa que preprarei. Uma música que eu adoro cantada por um jovem cantor em ascendência chamado Jamie Cullum. Creio que todos os apreciadores da boa música terão prazer em ouvi-la.

Clique para ouvir: Jamie Cullum

segunda-feira, abril 11, 2005

A DEFINIÇÃO DE FELICIDADE E OS MALES DO SÉCULO XXI


Assisti há pouco o programa DOIS A UM, da Mônica Waldvogel, no SBT, entrevistando JORGE FORBES, psicanalista e VIVIANE MOSÉ, filósofa. Gostei muito. Os entrevistados fizeram depoimentos importantes, compartilhando uma ótica comum sobre o tema tratado.

Viviane falou que a felicidade tem a ver com a alegria e de aspectos do mundo atual que geram angústia nas pessoas e como elas lidam com isso. Viviane e Jorge trataram de pontos importantes - ela sob a visão da filosofia, e ele, da psicanálise.

Sou fã de Jorge Forbes, leitora de seus livros e sempre presente em suas palestras.

Nesta entrevista, ele falou coisas como "a depressão é uma covardia moral"; "a felicidade tem que ser inventada e temos que nos responsabilizar por ela, por nossas escolhas"; "a felicidade não é para os covardes"; "nunca somos compreendidos completamente, sempre fica faltando alguma coisa".

Falou sobre os ideais que conduziam a vida das pessoas e como isso mudou no mundo sem padrões em que vivemos. Que o problema das pessoas não é como atingir o seu objetivo, mas qual escolher, saber o que se deseja entre tantas opções: é uma questão de decisão e não de conhecimento. "O difícil hoje é saber conviver com o seu sucesso, com suas qualidades, o que torna cada pessoa tão singular".

Ao ser questionado sobre como a psicanálise pode ajudar as pessoas com os problemas atuais, respondeu: "A psicanálise não tem boas respostas. Ela sempre quer analisar e tem sim, sempre boas perguntas. Fazer análise hoje não é saber mais a seu próprio respeito, mas poder mudar a relaçào com o que não se sabe, perder a expectativa de tudo vir a saber e saber apostar sobre esse não saber. Portanto a psicanálise de hoje é a psicanálise do futuro".

Essas ideias estão bem desenvolvidas em seu último livro "Você quer o que deseja?".

Valeu a pena ficar acordada até a madrugada.


Mia está crescendo rápido. Fica atrás de mim enquanto estou no computador e já não cabe no pedaço de cadeira que sobra. Ela é muito carinhosa e adora colo como um bebê.
Posted by Hello

quarta-feira, abril 06, 2005

SER ALEGRE É PRECISO

Em sua coluna desta semana do site GLAMURAMA, Joyce escreveu um texto interessante sobre esse tema:

Banho de Luz
Semana passada eu tive uma aula especial, onde o rabino Nilton Bonder, do Rio, falou sobre alegria. Disse algo do tipo que a alegria era a única coisa, o único sentimento verdadeiramente verdadeiro que existia. Os outros eram criados, inventados. E que a alegria era a coisa mais importante de nossa vida. Não sei se era bem por aí, exatamente isso, mas a verdade é que foi isso o que ficou para mim, o que eu entendi. E me ajudou muito. Me fez pensar - e ficar feliz. Aí, meio que na seqüência, três dias depois, fui ser deejay por uma noite, eu e uma amiga, em uma festinha, um cocktail na loja de uns amigos muito queridos. O que parecia uma brincadeira, a princípio, foi muito mais: me mobilizou, me fez usar outros canais, outros neurônios, de outra forma, exercer minha criatividade por outros canais. Se eu gostei? Amei! Parecia que eu tinha descoberto uma sensação nova, jamais sentida, justamente de... alegria. Aquela alegria que o rabino Nilton Bonder tinha justamente falado. Idéias novas, sensações novas, ousadia, criação: o que vale é ir sempre para frente, se animar, se divertir. Um ambiente onde reina a alegria não é bom só para a gente: ilumina a vida de todos que estão em volta. Até daqueles menos iluminados.

Para entrar no site GLAMURAMA clique: http://www.glamurama.com.br/joyce/

Interessante tbém a matéria "Álbum de pornografia" da coluna ENTRE LENÇÓIS, do mesmo site: http://glamurama.com.br/lencois/

Over the Rainbow / What a wonderful world

Por hoje só esta canção.

mms://wme.genesini.com/genesini.com/OverTheRainbow.wma

Gosto muito dessa versão que faz parte da trilha sonora de um filme com Sean Connery: "Finding Forrester".

domingo, abril 03, 2005

DO INSULTO AO ELOGIO - Jorge Forbes

...Existe, eu diria, um fascínio, uma sedução, uma hipnose no insulto. As pessoas ficam hipnotizadas ao serem insultadas. Ao contrário do elogio, que é sempre questionável, o insulto não deixa dúvida sobre seu alvo. Há uma tendência a dar peso de verdade ao insulto e a desconfiar do elogio.
Fomos ensinados a não tomar para nós os elogios, a justificá-los como conseqüência dos atos de outras pessoas, que nos ajudaram, ou à sorte, ao acaso. A boa educação manda dizer: “Não é bem assim”, “Não é tanto”, “É porque sou seu filho”, “Caiu nas minhas mãos”. Se por um lado desconfia-se do elogio, por outro ninguém põe o insulto sob suspeita. Ele é certeiro...
Pobres daqueles que acreditam em insultos e desconfiam de elogios...(do livro "Você quer o que Deseja?", este é um excerto do texto "Do Insulto e do Elogio", disponível na seção Escritos, http://www.jorgeforbes.com.br/br/contents.asp?s=23&i=37

É uma questão pra se pensar. Acho que curtir o prazer de receber um elogio é reconhecer seu próprio mérito, uma questão de saber ser feliz.

Outra questão importante: " A análise não é para a pessoa se compreender melhor, mas para decidir sua vida sem compreender. É um risco" (A SEMANA NO IPLA - Boletim 1 - São Paulo, 4 a 11 de abril de 2005).



sexta-feira, abril 01, 2005

DRUMMOND

O seu santo nome



Não facilite com a palavra amor.

Não a jogue no espaço, bolha de sabão.

Não se inebrie com o seu engalanado som.

Não a empregue sem razão acima de toda razão (e é raro).

Não brinque, não experimente, não cometa a loucura sem remissão

de espalhar aos quatro ventos do mundo essa palavra

que é toda sigilo e nudez, perfeição e exílio na Terra.

Não a pronuncie.

Outras poesias podem ser acessdas no site poesia.net, clicando em http://www.algumapoesia.com.br/Carlos Machado, 2005